Crianças na cidade : mobilidade e sociabilidade nas superquadras de Brasília

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorWeller, Wivian-
Autor(es): dc.contributorWiggers, Dittrich-
Autor(es): dc.creatorFarias, Rhaisa Naiade Pael-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:07:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:07:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-26-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-26-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-16-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/38219-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/624116-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019.-
Descrição: dc.descriptionEsta tese tem como objetivo principal investigar e analisar a experiência urbana de um grupo de meninos e meninas moradoras de Brasília, Distrito Federal, evidenciando as relações entre suas práticas cotidianas de mobilidade, a utilização dos espaços públicos e suas características espaciais. Estudos apontam para o aumento da população vivendo em cidades no ocidente e indicam que a infância em centros urbanos é vivida de forma fragmentada. Nesse sentido, torna-se indispensável conhecer limites e possibilidades das experiências educativas das crianças na cidade. Esta é uma pesquisa de abordagem qualitativa de cunho etnográfico. Tendo como referência estudos sociológicos sobre a infância, o trabalho argumenta que as crianças são agentes ativos na construção dos seus mundos sociais, por isso são reconhecidas como principais participantes da investigação. O trabalho de campo aconteceu em dois momentos principais e de maneira individual. No primeiro, realizou-se a observação direta dos percursos cotidianos das crianças por sete dias consecutivos (de segunda-feira a domingo) registrando-os por meio de notas de campo e do aplicativo Google Maps, que funcionou como um GPS, e as crianças gravaram um de seus trajetos com uma câmera GoPro. No segundo momento, elas participaram de uma entrevista que utilizou recursos visuais, imagens selecionadas do filme que haviam gravado, e a construção de um online participatory mapping no programa Google Earth. A partir dos dados gerados, indica-se como principais resultados: 1) A mobilidade dos interlocutores da pesquisa é negociada e realizada de forma interdependente e dependente, condicionada principalmente às rotinas familiares e companhias nos deslocamentos; 2) Os espaços públicos das Superquadras promovem a sociabilidade dos meninos e meninas que os utilizam cotidianamente; 3) Com a manipulação do Google Earth, os participantes da investigação ultrapassaram o limite físico e exploraram a geografia urbana de maneira virtual, marcaram em seus mapas lugares de que gostam, acham ruins e gostariam de conhecer; 4) Várias são as implicações éticas ao se trabalhar com GPS, mapas e intimidade das crianças e suas famílias; 5) Diferentes procedimentos de pesquisa combinados podem trazer contribuições para aprofundar os estudos sobre a temática “crianças e cidade” e desvelar aspectos mais detalhados de experiências educativas nesses espaços. Conclui-se que as crianças moradoras de Brasília são privilegiadas por seu planejamento urbanístico e têm a oportunidade de conviver, aprender e se socializar em suas áreas comuns, construindo a cidade de maneira individual e coletiva, apropriando-se dos espaços e os transformando em seus lugares. Ao mesmo tempo, suas cartografias demonstram seus conhecimentos e percepções sobre distintas localidades, indicando que Brasília se apresenta para as crianças como uma paisagem social complexa, imaginativa, de consumo e lúdica.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)-
Descrição: dc.descriptionThis thesis surveys the urban experience of a group of children living in Brasilia, the Federal District, focusing on the relation between their daily mobility, their use of public spaces and the city urban design. Studies point to an increase in the number of people living in cities in the west, and indicate that urbanization leads to a fragmented childhood experience. From this perspective, a particular attention needs to be paid to the study of the possibilities and limitations of children's educational experiences in city areas. This thesis provides an in-depth qualitative research of urbanized childhoods with an ethnographic approach. Understanding the needs of children, and drawing on the theoretical framework of sociological studies of children and childhood, we understand that children are “experts” in what it concerns their own lives, and act as social agents who make choices for themselves in authentic ways. As data collection technique, the researcher accompanied individual children in their way to school or other places for seven consecutive days (from Monday to Sunday), tracked their routes with Google Maps, while the children recorded their paths with GoPro cameras. Following this, each child was interviewed and asked to make an online participatory map of the city using Google Earth, indicating the places of interest for them. This thesis reaches the following main conclusions: 1) Children's mobility is negotiated and performed in dependent and interdependent ways, being contingent on family routines and travel companions; 2) The Superquadras’ public spaces enhance sociability traits for the boys and girls who use them daily; 3) Children have overcome physical limitations and virtually explored space using Google Earth, marking on their maps the places they like, dislike and would like to visit; 4) There are several ethical implications when working with GPS, maps and intimacy of children and their families; 5) Combining different research procedures helps to better understand the lives of children in the city, and to emphasize more detailed aspects of their educational experiences in the public realm. It is concluded that children living in Brasilia are privileged for its urban design and have the opportunity to live, learn and socialize in common areas, ‘building’ the city both individually and collectively, and assigning meanings to public spaces in order to transform them into personal places. Simultaneously, children's cartographies demonstrate their knowledge and perceptions of different locations, indicating that Brasilia presents itself to them as a complex, imaginative, consumer-oriented and playful social landscape.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças-
Palavras-chave: dc.subjectCidade-
Palavras-chave: dc.subjectBrasília-
Palavras-chave: dc.subjectMobilidade-
Palavras-chave: dc.subjectSociabilidade-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias digitais-
Título: dc.titleCrianças na cidade : mobilidade e sociabilidade nas superquadras de Brasília-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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