O reconhecimento de tons musicais produzidos por timbres diferentes em pessoas com ouvido absoluto

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFeitosa, Maria Angela Guimarães-
Autor(es): dc.creatorRodrigues, Fabrízio Veloso-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:07:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:07:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2012-10-15-
Data de envio: dc.date.issued2012-10-15-
Data de envio: dc.date.issued2012-10-15-
Data de envio: dc.date.issued2012-07-13-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/11411-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/624003-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2012.-
Descrição: dc.descriptionO Ouvido Absoluto é conhecido como a habilidade de nomear ou produzir um tom musical sem qualquer tom de referência em seu auxílio. Pesquisas apontam que o timbre é um atributo que pode influenciar no processamento da informação tonal. O objetivo deste trabalho foi verificar as possíveis interferências do timbre na resolução de informações tonais em pessoas com Ouvido Absoluto. Dezoito participantes, divididos nos grupos “Ouvido Absoluto” (n=7) e “Não-Ouvido Absoluto” (n=11), com idade e anos de estudo musical equivalentes, foram selecionados para participação em um procedimento psicofísico “mesmo/diferente” de pares de notas musicais com timbres de violão, voz, piano e flauta. Consideraram- se as respostas de tempo de reação e julgamento corretos (acurácia) dos pares apresentados para análise dos dados. Verificou-se que pessoas com Ouvido Absoluto apresentaram tempo de reação maior para a execução da tarefa quando comparado com pessoas sem Ouvido Absoluto. Não se encontrou um desempenho melhor para este grupo em relação à acurácia nas respostas, medida em termos de julgamentos corretos dos pares. Os resultados sugerem a participação de processos distintos na resolução da informação em pessoas com Ouvido Absoluto. Propõe-se o envolvimento de aspectos perceptuais e cognitivos no processamento da informação auditiva em pessoas com Ouvido Absoluto e possíveis efeitos da variabilidade dos dados encontrados. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionAbsolute pitch is known as the ability to name or produce a musical tone without any reference tone. Research indicates that pitch is an attribute that can influence the processing of tonal information. The aim of this study was to assess the possible interference of timbre in the resolution of tonal information in people with absolute pitch. Eighteen persons were selected and divided into groups "Absolute Pitch" (n = 7) and "Non-Absolute Pitch" (n = 11), with equivalent age and years of musical study, for participation in a "same / different " psychophysical procedure to judge pairs of musical notes with guitar, voice, piano and flute timbres. Data coming from the reaction time and correct judgment (accuracy) of the pairs presented were analized. It was found that participants with absolute pitch showed slower reaction time in the task, as compared to non-absolute pitch participants. The two groups did not differ in accuracy of responses. Results suggest the involvement of different processes in the resolution of information in people with absolute pitch. We propose a differential involvement of perceptual and cognitive aspects in auditory information processing in persons with absolute pitch and possible effects of the variability of the data.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectAudição (Psicologia)-
Palavras-chave: dc.subjectComportamento - avaliação-
Título: dc.titleO reconhecimento de tons musicais produzidos por timbres diferentes em pessoas com ouvido absoluto-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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