Análise do tratamento da terminologia da Matemática em livros didáticos e dicionários escolares do Ensino Fundamental I

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGomes, Dioney Moreira-
Autor(es): dc.contributortaniatbf@gmail.com-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Tânia Borges-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:06:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:06:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-30-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-30-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-30-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-17-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/41970-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/623829-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2021.-
Descrição: dc.descriptionEsta tese analisa o tratamento dado às terminologias da matemática em livros didáticos e em dicionários escolares voltados para o Ensino Fundamental I. Os objetivos desta pesquisa são identificar, documentar e analisar as terminologias contidas nos livros didáticos de matemática adotados em uma escola pública de Ensino Fundamental I do município de Águas Lindas de Goiás (GO), e analisar criticamente dicionários escolares adotados nessa escola pública, verificando se abordam adequadamente as terminologias da matemática. Este estudo dialoga com pressupostos teóricos da Teoria |Comunicativa da Terminologia (TCT), da Socioterminologia, da Teoria Sociocognitiva da Terminologia (TST) e da Linguística Funcional Centrada no Uso (LCU). A metodologia está atrelada às teorias adotadas nos pressupostos teóricos, partindo da identificação e coleta dos termos nos livros didáticos, preenchendo fichas terminológicas, e verificando nos dicionários a existência das terminologias encontradas, para, então, analisarmos o tratamento recebido por elas. Por fim, também entrevistamos as professoras que usam esses livros e dicionários em sala de aula a fim de refletir sobre a prática docente e o uso e ensino das terminologias da matemática. Esta tese discute, então, sobre a importância do tratamento terminológico nos livros didáticos e dicionários escolares para facilitar o aprendizado e aquisição lexical/terminológica das crianças em fase escolar, uma vez que elas iniciam o contato com as terminologias já nos anos iniciais do ensino fundamental.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).-
Descrição: dc.descriptionThis thesis analyzes the treatment given to the terminology of mathematics in textbooks and school dictionaries focused on elementary education I. The objectives of this research are identify, document and analyze the terminologies contained in mathematics textbooks adopted in a elementary education’s public school, in the city of Águas Lindas de Goiás (GO), and on critically analyze school dictionaries adopted in this public school, verifying whether they properly address the mathematical terminologies. This study dialogues with theoretical assumptions of Terminology | Communicative Theory (TCT), Socioterminology, Socio-cognitive Theory of Terminology (TST) and Functional Linguistics Centered on Use (FLCU). The methodology is linked to the theories adopted in the theoretical assumptions, starting from the identification and collection of the terms in the textbooks, filling in terminological forms, and checking in the dictionaries the existence of the terminologies found, so that we can analyze the treatment received by them. Finally, we also interviewed teachers who use these books and dictionaries in the classroom, aiming to reflect on teaching practice and the use of mathematical terminologies. This thesis, then, discusses the importance of terminological treatment in textbooks and school dictionaries to facilitate the learning and lexical / terminological acquisition of children in school, since they already start contact with the terminologies in the initial years of the elementary school.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectTerminologia da Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectLivros didáticos-
Palavras-chave: dc.subjectDicionário escolar-
Palavras-chave: dc.subjectTerminologia-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Título: dc.titleAnálise do tratamento da terminologia da Matemática em livros didáticos e dicionários escolares do Ensino Fundamental I-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.