Espectroscopia : enfrentando obstáculos e promovendo rupturas na inserção da física moderna e contemporânea no ensino médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLaranjeiras, Cássio Costa-
Autor(es): dc.creatorPôrto, Cleovam da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:06:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:06:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2011-06-28-
Data de envio: dc.date.issued2011-06-28-
Data de envio: dc.date.issued2011-06-28-
Data de envio: dc.date.issued2011-03-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/8726-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/623752-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Física, Instituto de Química, 2011.-
Descrição: dc.descriptionO objetivo deste trabalho é discutir aspectos relacionados à Física Moderna e Con-temporânea no Ensino Médio (FMCEM), defendendo e explorando a existência de tensões de natureza pedagógica e epistemológica no processo de ensino e aprendi-zagem, com vistas à construção de transições de natureza curricular. Para além da mera superposição de novos tópicos àqueles já existentes nas grades curriculares convencionais do Ensino Médio, defende-se a perspectiva de que uma releitura dos conteúdos curriculares de Física voltados para esse nível de ensino pode indicar potenciais caminhos para uma abordagem contemporânea, inovadora, dinâmica e contextualizada da Física. A perspectiva educacional de Paulo Freire constitui-se aqui um referencial de natureza pedagógica, que nos permitiu reunir e incorporar elementos dialógicos às nossas reflexões e proposta. No campo mais propriamente epistemológico, fomos norteados pela Epistemologia Histórico-Crítica de Gaston Ba-chelard, em cujas categorias conceituais fomos buscar referências, também constitu-tivas e essenciais ao trabalho didático-pedagógico com a Física. Como exercício aplicativo, na forma de proposição didática, apresentamos uma proposta de Material Didático Instrucional (MDI) de apoio a professores e alunos, no formato de “Lições de Física”, que explora o tema “Espectroscopia”. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThe purpose of this work is to discuss some topics of modern and contemporary Physics at the high school level (FMCEM) defending and exploring the existing epis-temological and pedagogical tensions in the teaching learning-process aiming at building curricular transitions. Beyond the superposition of new topics to those al-ready implemented in high school conventional programs we defend that a new ap-proach to their content can point to innovative, dynamic and contextualized visions of Physics. Paulo Freire´s contextualized vision of education is a pedagogic reference that helps us bring and incorporate dialogic elements to our considerations and pro-posal. Gaston Bachelard and his historical-critical epistemology guides us through this field using his categories and concepts that are constitutive and essential to the didactic (teaching)and pedagogic aspects of Physics. We present a Didactic Instruc-tional Material (MDI) as an application exercise in the form of a didactic proposition as a support to teachers and students, in a “Lessons of Physics” format that develops the subject of Spectroscopy.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise espectral-
Palavras-chave: dc.subjectFísica - estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - formação-
Título: dc.titleEspectroscopia : enfrentando obstáculos e promovendo rupturas na inserção da física moderna e contemporânea no ensino médio-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.