Redes sociais e fatores de risco e proteção para o envolvimento com drogas na adolescência : abordagem no contexto da escola

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSudbrack, Maria Fátima Olivier-
Autor(es): dc.creatorSantos, Juliana Borges dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:06:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:06:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2011-01-24-
Data de envio: dc.date.issued2011-01-24-
Data de envio: dc.date.issued2006-12-
Data de envio: dc.date.issued2006-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/6545-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/623688-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Clínica, 2006.-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo desenvolve um instrumento para avaliação e abordagem das redes sociais e dos fatores de risco e proteção para o envolvimento com drogas na adolescência, adequado para o uso no contexto da escola. O trabalho se fundamenta teórica e epistemologicamente na teoria sistêmica e no paradigma da complexidade, compreendendo a drogadição em uma perspectiva relacional, e podendo ser abordada por meio da teoria e prática de redes sociais. Este estudo se articula com o que prevê a legislação atual sobre drogas, em relação à abordagem dos fatores de risco e de proteção para a prevenção do envolvimento com drogas na adolescência. Foi realizado em uma escola da rede pública de Brasília – DF, dentro da abordagem qualitativa e da pesquisa participante, no contexto de um curso presencial para educadores dessa escola, sobre prevenção ao uso de drogas na adolescência. A metodologia seguiu três etapas: observação participante; desenvolvimento do instrumento em conjunto com os educadores e adolescentes em contexto de sala de aula; aplicação piloto em duas turmas de 8a série do ensino fundamental, envolvendo dois professores da escola que passaram por um treinamento e utilizaram a proposta de avaliação e abordagem, cada um em uma turma. Os resultados evidenciam que o instrumento desenvolvido mostrou-se compreensível pelos alunos e educadores; adequado ao contexto da escola; relevante para o autoconhecimento do adolescente e conhecimento da turma sobre os principais fatores de risco e proteção de envolvimento com drogas, presentes nas redes sociais dos adolescentes; propiciando a intervenção do educador junto à turma. Para tanto, observouse a importância do educador conhecer sobre a teoria sistêmica e de redes sociais, a fim de que possa se apropriar desta proposta, indicando a capacitação e orientação direta do educador como recursos mais adequados à sua preparação. A partir da pesquisa, os professores puderam refletir sobre seu papel de educador e modificaram-se as relações entre os alunos da turma. As contribuições finais envolvem: construções teóricas sobre a especificidade dos fatores de risco e proteção à drogadição na adolescência e discussões sobre possibilidades, desafios e limites da proposta para o empoderamento do educador e alunos na prevenção da drogadição. ____________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThis study describes the development of an instrument to evaluate the risk and protection factors to the drugs involvement in adolescence, designed for school context, in the Social Network Approach. The work is based in the Systemic Theory and in the Complexity Paradigm. The drugs involvement is understood in a relational perspective and of social network. This study it articulates with what the current legislation about drugs foresees on the approach of the risk and protection factors in prevention of drug use in adolescence. The research was developed in a public school in Brasilia – DF, inside the context of a course for the educators of this school on prevention of the use of drugs in the adolescence. The methodology adopted was the “participant research” and the qualitative analyses. The methodology followed three stages: participant observation; development of the instrument, together with the educators and adolescents in classroom and the pilot test in two 8° grade classes of fundamental school , with the involvement of two trained educators wich had work with this approach and appraisal, each one in one class. The results make evident that the instrument showed to be comprehensible for the pupil and educators; adequate to the school context; relevant to the adolescent self knowledge and brings information regarding the protection and risks factors on drugs involvement presents in the social networks of the adolescents and, finally adequate to propitiate the educator intervention with the group. It was observed that the educator need to understand about the systemic theory and social networks approach in order to appropriate of this instrument and intervention. For that, it is indicated that they receive a qualification and orientation on the use of it. During the research, the teachers reflected about yours educator role and that was some change in the relations between the adolescents in the classroom. The final contributions includes: theoretical constructions regarding the specificity of risk and protection factors for the drugs involvement in adolescence and considerations about the possibility, challenges and limits of the proposition for the empowerment of the educator and pupils on prevention of drugs involvement.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectPsicologia clínica-
Palavras-chave: dc.subjectEstrutura social-
Palavras-chave: dc.subjectAdolescentes - drogas - abuso-
Título: dc.titleRedes sociais e fatores de risco e proteção para o envolvimento com drogas na adolescência : abordagem no contexto da escola-
Título: dc.titleSocial networks, risks and protection factors for adolescents drugs involvement, designed for school context-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.