Noticiador-noticiado : perfis de jornalistas numa sociedade em midiatização

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMoura, Dione Oliveira-
Autor(es): dc.contributorBraga, José Luiz-
Autor(es): dc.creatorBatista, Ana Lúcia de Medeiros-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:06:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:06:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-10-07-
Data de envio: dc.date.issued2013-10-07-
Data de envio: dc.date.issued2013-10-07-
Data de envio: dc.date.issued2013-07-31-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/14274-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/623655-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2013.-
Descrição: dc.descriptionA tese investiga a situação paradoxal na qual o jornalista, profissional tradicionalmente isento, põe-se à vista, aparece como o “noticiador-noticiado” – tornando-se objeto de notícia e referências na mídia. Seus gestos passam a ser considerados de algum modo relevantes, interessantes. O que aparece como paradoxal é essa “dupla imagem”, de quem não deve aparecer, mas aparece. A tese observa diversos modos de aparecimento na mídia; e não só quando se trata propriamente de notícia em sentido jornalístico estrito. Ao tornar-se famoso, ser notícia, o jornalista é observado em suas posições diante da vida. Possui credibilidade porque seus circuitos de interação (espectadores, ouvintes, leitores, internautas) o aceitam como pessoalmente confiável. Para compreender as lógicas adotadas nesse processo que junta dois “modos” diferentes (noticiar e ser noticiado), a investigação envolveu a análise de materiais de mídia que evidenciam esse movimento, e entrevistas com onze profissionais (seis em pré-observação e cinco como estudos de caso), que atuam no telejornalismo de horário nobre e ocupam posição de destaque na mídia nacional. A tese apresenta um estudo de casos diversos, abordando uma variedade de perfis que compõem esse universo no qual noticiador e notícia se misturam. Essa visibilidade se desenvolve no contexto de uma sociedade em midiatização, que estudamos como o espaço que permite a compreensão do processo investigado. Com base nos casos estudados, são feitas inferências transversais, que procuram apreender as lógicas básicas da situação. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThis thesis investigates the paradoxal situation in which the journalist, a professional told as impartial shows himself, emerges as a kind of a newsable newsmaker, becaming a news object of interest and references in the media. His personal gestures are considered relevant, in some way, interesting. What seems to be paradoxal here is the double image: the one who could not appear, does it anyway. This thesis observes different ways of presence in the media, not only when the subject is the news itself in a strict way. Famous, being himself the news, the journalist is observed in his different social positions. He conquers credibility as his circuits of interaction (viewers, listeners, readers, internauts) recognize him as a trustful person. In order to understand how the logic adopted by this process -which joins two different ways (to produce and to be the information)-, this investigation involved analysis of media content and interviews with 11 nationally famous journalists in Brazil (6 in pre- observation, 5 as case studies), who appear on TV during the period of higher audience from the major broadcast television networks. This study shows many cases, approaching a variety of professional profiles that integrates this universe in which the informer and the information get mixed in a context that is understood here as society in mediatisation. Considering these case studies, the fieldwork aimed transversal inferences to apprehend the basic logics that remains in every situation.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectTelejornalismo-
Palavras-chave: dc.subjectPublicidade-
Palavras-chave: dc.subjectAgências de notícias-
Título: dc.titleNoticiador-noticiado : perfis de jornalistas numa sociedade em midiatização-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.