O teatro de Nelson Rodrigues : itinerários de uma comunicação artística

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTeixeira, João Gabriel Lima Cruz-
Autor(es): dc.creatorArgolo, Lidia de Teive e-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:06:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:06:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2010-01-13-
Data de envio: dc.date.issued2010-01-13-
Data de envio: dc.date.issued2007-03-
Data de envio: dc.date.issued2007-03-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/3169-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/623643-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2007.-
Descrição: dc.descriptionO objetivo desta dissertação é realizar um mapeamento do processo comunicativo que constitui a obra teatral de Nelson Rodrigues. O questionamento fundamental foi acerca de qual a importância da comunicação e recepção das peças de Nelson Rodrigues no direcionamento dado ao projeto dramatúrgico do autor. A percepção de que as críticas publicadas em relação às peças encenadas de Nelson Rodrigues causavam um impacto na construção das próximas obras e do discurso acerca destas obras, motivou a realização de uma reconstrução dos itinerários comunicativos envolvendo a comunicação entre autor e público. Por um lado, esteve-se atento à percepção de que o autor constrói obras baseado em grande medida em concepções imaginárias que nutre acerca da realidade, e, na construção da obra, está visando comunicar ao público sentidos relativos à interpretação da realidade que formula. Por outro lado, nota-se que ao receber uma obra de arte, o público compartilha, mas também formula sentidos e interpretações a partir do contato com o imaginário presente na obra. O mapeamento realizado abarca os conteúdos das peças, os discursos acerca da dramaturgia presentes nas crônicas de Nelson Rodrigues e os conteúdos comunicados pela opinião pública através de jornais e revistas que dizem respeito ao teatro rodrigueano. O entendimento da dramaturgia rodrigueana pareceu mais claro ao se pensar as conexões com os interlocutores do autor. Portanto, se pôde reconstruir como a recepção positiva, as críticas e as censuras foram elementos que participaram da configuração e da construção das peças de Nelson Rodrigues, por também estarem envolvidas na criação de sentidos e valores. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThe goal of this dissertation is to map the communicative process embedded in the work of the playwright Nelson Rodrigues. The underlying issue was how the communicative impact of his plays, and its acceptance, influenced the direction taken by his dramaturgical project. The acknowledgment that the published critiques of Nelson Rodrigues's plays caused an impact upon the construction of his following works, and the discourse around his plays, motivated the reconstruction of the communicative itinerary of the Author/Public relationship. On one hand, critics have been alert to the understanding that the author composes these works largely based upon his imaginary conception of reality. While building his play, he strives to communicate to the public the possible interpretations of the relative meanings of this formulated reality. On the other hand, the public notably shares and also formulates meanings and interpretations based upon contact with the imagery present in his work. The mapping comprehended the content of the plays, the discourses brought upon the dramaturgy present in Nelson Rodrigues's chronics and the public opinion perceived through newspapers and magazines clippings about the playwright. The understanding of Nelson Rodrigues's dramaturgy seemed clearer when considering the connections with the author's interlocutors. Thus, through this method, it is possible to reconstruct the path in which positive reviews, critiques and censorship were elements that were part of the configuration and the construction of Nelson Rodrigues's play's – also influencing the formation of meanings and values.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro brasileiro-
Palavras-chave: dc.subjectOpinião pública-
Palavras-chave: dc.subjectDramaturgos brasileiros-
Palavras-chave: dc.subjectRodrigues, Nelson, 1912-1980-
Título: dc.titleO teatro de Nelson Rodrigues : itinerários de uma comunicação artística-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.