Políticas de expansão da educação superior no Brasil pós-LDB/96 : desafios para a avaliação

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorTavares, Maria das Graças Medeiros-
Autor(es): dc.creatorMeneghel, Stela Maria-
Autor(es): dc.creatorRobl, Fabiane-
Autor(es): dc.creatorBarreyro, Gladys Beatriz-
Autor(es): dc.creatorRothen, José Carlos-
Autor(es): dc.creatorSousa, José Vieira de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:06:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:06:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2011-09-20-
Data de envio: dc.date.issued2011-09-20-
Data de envio: dc.date.issued2011-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/9254-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/623605-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho contém parte dos resultados da pesquisa interinstitucional intitulada Políticas de Avaliação e Expansão da Educação Superior no Brasil pós-LDB/1996 que vem sendo desenvolvida por pesquisadores vinculados ao Grupo de Trabalho de Políticas de Educação Superior da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação GT 11 da ANPEd. A pesquisa faz parte do Projeto Integrado UNIVERSITAS/Br que objetiva investigar de maneira mais abrangente o fenômeno da expansão e avaliação da Educação Superior no Brasil pós 1996. A análise desenvolvida caracteriza o cenário global e local onde foram elaboradas as políticas de expansão da Educação Superior e as concepções de avaliação, nos governos de Fernando Henrique Cardoso (FHC) – 1995-2002 – e de Luiz Inácio Lula da Silva – 2003-2010. Conclui que o grande desafio que se coloca na atualidade é como assegurar um processo de avaliação permanente que garanta a associação do aumento de vagas no ensino superior à exigência de qualidade do ensino. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThis paper presents partial results of the interinstitutional research, entitled ‘Evaluation and Expansion Policies for Higher Education in post-LDB/1996 Brazil’ undertaken by researchers affiliated to the Work Group on Higher Education Policies in the National Association for Research and Post Graduate Studies – GT 11/ANPEd. The research is part of the UNIVERSITAS/BR Integrated Project which seeks to investigate more thoroughly the phenomenon of higher education expansion and evaluation in Brazil after 1996. The analysis describes the global and local contexts in which higher education expansion policies and concepts of assessment were drawn up during the governments of Fernando Henrique Cardoso (1995-1998 and 1999-2002) and of Luiz Inácio Lula da Silva (2003 -2006 and 2007-2010). It concludes that the major challenge of the moment is how to provide an ongoing evaluation process which will guarantee an increase in places in higher education, while at the same time, responding to the demand for quality education.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior - Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectEducação e Estado - Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectReforma do ensino - Brasil-
Título: dc.titlePolíticas de expansão da educação superior no Brasil pós-LDB/96 : desafios para a avaliação-
Título: dc.titleHigher education expansion policies in post-LDB/96 Brazil : challenges for evaluation-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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