Beleza profana : uma integração da abjeção na arte

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOrthof, Geraldo-
Autor(es): dc.creatorCruz, Cecilia Mori-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:06:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:06:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2009-03-04-
Data de envio: dc.date.issued2009-03-04-
Data de envio: dc.date.issued2007-07-10-
Data de envio: dc.date.issued2007-07-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/1408-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/623577-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2007.-
Descrição: dc.descriptionNeste trabalho são abordados discursos que se estabelecem a partir de minha produção de ateliê como uma possibilidade de integração entre conceitos que são vistos geralmente em nossa sociedade como ambíguos entre si. Assim, em meio de algumas relações, a da beleza com a abjeção é pensada como a que abarca elementos como vida e morte, orgânico e industrial e homogêneo e heterogêneo. A partir do pensamento de Julia Kristeva sobre a abjeção, em especial a abjeção causada pelos dejetos e excrementos corporais, de Georges Bataille sobre a homogeneidade e heterogeneidade e de Andre Comte-Sponville sobre a estética materialista, outros autores são levantados e questões sobre as artes visuais são traçadas visando enfatizar união entre aspectos diferentes de uma mesma realidade. Por último, uma análise da Bauhaus e do Minimalismo se faz para que a noção de corpos enclausurados por cubos industrializados, presente em minha produção atual, seja evidenciada. ___________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThis work examines the discourse established through my studio production as a possibility of integrating concepts that are usually interpreted in our society as ambiguous between each other. Therefore, amongst some relations, the one between beauty and abjection is thought of as the one that encompasses elements such as life and death, organic and industrial, and homogenous and heterogeneous. Based on Julia Kristeva’s thoughts on abjection, specifically abjection caused by feces and bodily excrements, Georges Bataille on homogeneity and heterogeneity, and Andre Comte-Sponville on materialist esthetics, other authors were analyzed and visual arts issues were outlined emphasizing the union between different aspects of the same reality. Finally, an analysis was made of Bauhaus and Minimalism to express the notion of bodies confined by industrialized cubes present in my current production.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectProdução artística-
Palavras-chave: dc.subjectBeleza-
Palavras-chave: dc.subjectArte-
Palavras-chave: dc.subjectAbjeção-
Título: dc.titleBeleza profana : uma integração da abjeção na arte-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.