O estudo do espelhamento como experiência limiar nos Graphic Novels : Berço de corvos, de Zaragoza e Plà, Espelho e Sombra, de Suzy Lee

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Autor(es): dc.contributorTinoco, Robson Coelho-
Autor(es): dc.creatorCorreia, Maria Aline de Andrade-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:06:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:06:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2014-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2014-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2014-04-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/16808-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/623544-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Pós-Graduação em Literatura, Mestrado em Literatura e Práticas Sociais, 2014.-
Descrição: dc.descriptionO objetivo principal dessa pesquisa esteve centrado em mostrar e analisar o fenômeno do espelhamento em alguns romances gráficos da atualidade. O corpus ficou delimitado em três textos: Berço de corvos, que é uma releitura da novela Cuna de cuervos, da jovem escritora espanhola Zaragoza, para a linguagem dos quadrinhos, feito pelo também jovem desenhista espanhol Didac Plà. Os outros dois textos, Espelho e Sombra, fazem parte da trilogia de Suzy Lee, essa já conhecida pelas suas ilustrações em textos direcionados para crianças, os quais ela mesma convencionou chamar de “trilogia da margem”. De certa forma, nesses textos, o espelhamento aparece, de maneira geral, em momentos de muita reflexão, dúvida, embates de caráter ou mudanças de atitude para as personagens elencadas; portanto, ele se torna um fenômeno que representa a fronteira, o limiar, a passagem, seja no sentido psíquico ou de delimitação dos espaços na narrativa. Para esta pesquisa, então, será analisado o tema do espelhamento como um representante da experiência limiar para as personagens e, nesse entendimento, como uma dialogia entre os mundos possíveis. Dessa forma, a análise também se desenvolverá em torno do trato com a imagem e seus elementos, item hermenêutico importante para a conjugação híbrida do verbal e do não verbal na estrutura arquitetônica de uma Graphic Novel. A base teórica para o estudo desses dois elementos estruturais, e para o tema do espelhamento, estará centrada, mas não exclusivamente, na teoria do crítico russo Mikhail Bakhtin e nos seus conceitos de fronteira, experiência limiar, autonomia e autoconsciência. ____________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThe main objective of this research was centered in to analyze the phenomenon of mirroring in some Graphic Novels today. The corpus was bounded on three texts: Cradle of crows, which is a retelling of the novel Cuna de cuervos, the young Spanish writer Zaragoza, for the language of comics, also made by the young Spanish designer Didac Plà. The other two texts, Mirror and Shadow, part of Suzy Lee trilogy, this already known for her illustrations in texts aimed at children, which she herself conventionally called "Border Trilogy". Somehow, in these texts, mirroring appears, generally, at moments of much reflection, doubt, cashes of ethos or changes in listed characters attitude, so, it becomes a phenomenon which represents the line, the threshold, the transition psychic sense or delimitation of the spaces in the narrative. Then, this research will be considered mirroring theme as an agent of the threshold experience for characters and, by this way, as a dialogism between possible worlds. By this way, the analysis also will develop around the deal with the image and its elements, hermeneutic important item for the hybrid combination of verbal and non-verbal into the architectural structure of a Graphic Novel. The theoretical basis for these two structural elements studying, and for the mirroring theme will be concentrated, but not exclusively, on the theory of critic Russian Mikhail Bakhtin and on his concepts of border, threshold experience, autonomy and self-conscience.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectRomance-
Palavras-chave: dc.subjectPersonagens literários-
Palavras-chave: dc.subjectNarrativa-
Palavras-chave: dc.subjectZaragoza, Maria-
Título: dc.titleO estudo do espelhamento como experiência limiar nos Graphic Novels : Berço de corvos, de Zaragoza e Plà, Espelho e Sombra, de Suzy Lee-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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