A inserção da questão “naturaleza de la ciencia” no ensino : uma notável experiência platina ... sugestiva para a geografia

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Autor(es): dc.creatorReis Júnior, Dante Flávio da Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:05:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:05:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-12-08-
Data de envio: dc.date.issued2016-12-08-
Data de envio: dc.date.issued2016-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/21906-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/623379-
Descrição: dc.descriptionEste texto resulta de um contato recente com a produção intelectual de um importante pesquisador argentino, Agustín Adúriz-Bravo; o qual se notabilizou por uma preocupação em robustecer o ensino de ciências com temas tipicamente epistemológicos. No artigo chamamos a atenção para um de seus mais interessantes expedientes didáticos: a “Matriz de Estágios e Tópicos” (ou, o tratamento de tópicos-chave da Filosofia da Ciência, ressaltando que estes temas fundamentais recebem leituras distintas, conforme a fase evolutiva da “FC”). Tal protótipo – concebido com o claro objetivo de capacitar, epistemologicamente, futuros professores – constitui, a nosso juízo, um gênero de exercício que, dada sua fecundidade, seria útil de replicar também em cursos de Licenciatura em Geografia. (Desde que, é claro, tenhamos interesse em fortalecer a formação de nossos futuros mestres com uma ideia de “Ensino de Ciência Geográfica”; mais do que meramente “Ensino de Geografia”.).-
Descrição: dc.descriptionThis text results from a recent contact with the intellectual production of an important Argentine researcher, AgustÌn Aduriz-Bravo; which became known by his concern to strengthen the science teaching with epistemological issues. In this article we draw attention to one of his most interesting didactic approaches: the ìMatrix of Stages and Strandsî (i.e., the treatment of keytopics of Philosophy of Science, noting that these core subjects receive different readings, according to the evolutionary stage of ìPSî). Such prototype ñ designed with the clear aim of enable, epistemologically, future teachers ñ is, in our opinion, an exercise that, given its fecundity, would be useful to also replicate in Geography teacher training. (Since we have, of course, interest in fortify the training of our future teachers with an idea of ìGeographical Science Teachingî; more than merely ìGeography Teachingî.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherAssociação de Geografia Teorética - AGETEO; Unesp-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsGeografia, Rio Claro, SP, Brasil - pISSN 0100-7912 - eISSN 1983-8700 está licenciada sob Licença Creative Commons (Atribuição-SemDerivações-SemDerivados 2.5 Brasil (CC BY-NC-ND 2.5 BR). Fonte: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/ageteo/article/view/11894. Acesso em: 23 nov. 2016.-
Palavras-chave: dc.subjectDidática-
Palavras-chave: dc.subjectNatureza da Ciência - ensino-
Palavras-chave: dc.subjectMatriz de estágios e tópicos-
Palavras-chave: dc.subjectGeografia-
Título: dc.titleA inserção da questão “naturaleza de la ciencia” no ensino : uma notável experiência platina ... sugestiva para a geografia-
Título: dc.titleThe inclusion of the “nature of science” issue in teaching : a remarkable south american experience ... and, moreover, suggestive for geography-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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