Espaços excludentes, corpos excluídos : a narrativa cinematográfica de Lars von Trier

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMüller Júnior, Adalberto-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Fábio Crispim de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:05:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:05:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2009-02-05-
Data de envio: dc.date.issued2009-02-05-
Data de envio: dc.date.issued2008-
Data de envio: dc.date.issued2008-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/1154-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/623299-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2008.-
Descrição: dc.descriptionA deflagração de discursos que permeiam as interações sociais é um tema recorrentemente abordado por Lars von Trier. Em especial, investigo como os espaços fílmicos construídos pelo diretor dinamarquês são engendrados para se criar uma atmosfera de embate ideológico e estético. A separação entre o “interno” e o “externo”, o que “pertence” e o que “não pertence” é a tônica que sustenta os filmes analisados. As personagens principais são todas femininas e essa escolha do diretor acaba por demonstrar como os papéis sociais se constroem em meio a uma sociedade permeada por valores historicamente naturalizados, dando a ver, por meio do cinema e de sua relação com outras mídias, vários combates identitários inerentes ao mundo contemporâneo. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionTo make visible the discourses that permeate social interactions is a recurrent theme on Lars von Trier´s films. Locatedly, I investigate how filmic spaces are constructed by the Danish director in order to create an environment of aesthetical and ideological combat. The segregation between “insiders” and “outsiders”, the ones that are “emplaced” or “displaced” is a central issue in the films. The main characters are all female and this director´s choice ends up showing how social roles are built on a society made by historically and naturalized values, making visible, through cinema and its relation to other media, identity combats which are inherent to the world nowadays.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectLars von Trier-
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Palavras-chave: dc.subjectRepresentação cinematográfica-
Palavras-chave: dc.subjectNarrativa-
Palavras-chave: dc.subjectIntermidialidade-
Palavras-chave: dc.subjectGênero-
Título: dc.titleEspaços excludentes, corpos excluídos : a narrativa cinematográfica de Lars von Trier-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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