Design centrado no usuário : criando recursos didáticos para idosos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSales, Márcia Barros de-
Autor(es): dc.creatorRosa, Selma dos Santos-
Autor(es): dc.creatorFreitas, Sergio Antônio Andrade de-
Autor(es): dc.creatorSales, André Barros de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:05:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:05:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-10-03-
Data de envio: dc.date.issued2014-10-03-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/16371-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/623160-
Descrição: dc.descriptionEste artigo objetiva apresentar um relato de experiência da criação de recursos didáticos de informática básica para pessoas idosas. Nessa pesquisa, utilizou-se o design centrado no usuário objetivando torná-los mais acessíveis, precisos, concisos e inteligíveis para esses usuários. Este estudo envolveu a participação de 116 idosos, a maioria mulheres, com média de idade de 65 anos, apresentando escolaridade e classe social heterogêneas, todos concluintes do projeto de extensão "Oficinas de Informática para a Terceira Idade", entre 2008 a 2010, da Universidade Federal de Santa Catarina. Foram desenvolvidos dois recursos didáticos: um material didático impresso e duas videoaulas. Estes recursos didáticos foram avaliados pelo público-alvo por meio de questionários e com base em uma série de experimentos construídos em conjunto com estes usuários. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThis article aims to present an experience report on the creation of basic computer teaching resources for seniors. In this research, we used user-centered design seeking to make them more accessible, accurate, concise and intelligible to those users. This study involved 116 seniors, mostly women, with a mean age of 65 years, with heterogeneous education and social classes, all graduates of the extension project "Computer Workshops for Seniors", between 2008-2010, of the Federal University of Santa Catarina. We developed two educational resources: a printed teaching material and two video classes. These educational resources were evaluated by the target audience through questionnaires and based on a series of experiments built with those users.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Sul-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsRENOTE: Novas Tecnologias na Educação - Esta obra está licenciada sob uma Creative Commons (Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)). Fonte: http://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/41656/. Acesso em: 4 jun 2014.-
Palavras-chave: dc.subjectIdosos-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão digital-
Palavras-chave: dc.subjectDesign - recursos didáticos-
Palavras-chave: dc.subjectAcessibilidade-
Título: dc.titleDesign centrado no usuário : criando recursos didáticos para idosos-
Título: dc.titleUser-centered design : creating didactic resources for seniors-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.