Existe o efeito liquidez no mercado acionário brasileiro?

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Autor(es): dc.creatorMachado, Márcio André Veras-
Autor(es): dc.creatorMedeiros, Otávio Ribeiro de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:04:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:04:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-11-11-
Data de envio: dc.date.issued2013-11-11-
Data de envio: dc.date.issued2012-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/14565-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/623034-
Descrição: dc.descriptionEste artigo teve por objetivo analisar se existe o efeito liquidez no mercado acionário brasileiro. Além de analisar o efeito liquidez, este artigo avaliou a capacidade do CAPM e do modelo de três fatores de Fama e French (1993) em explicá-lo. Para isso, foram analisadas as empresas com ações negociadas na Bovespa, no período de 1995 a 2008. De acordo com os resultados obtidos, pode-se concluir que existe um prêmio de liquidez no mercado brasileiro, independentemente da proxy utilizada. O prêmio mensal variou de 0,83% a 2,19%, não ajustado ao risco, e de 1,77% a 2,78%, ajustado ao risco conforme CAPM, e de 1,24% a 3,04%, ajustado ao risco conforme modelo de três fatores, respectivamente. Observou-se, ainda, que o prêmio de liquidez não foi restrito ao mês de janeiro e não houve grandes alterações, ao serem utilizados períodos distintos na análise. Diante dessas evidências, a hipótese do presente artigo, de que existe um prêmio de liquidez no mercado brasileiro, não pode ser rejeitada. Ademais, constatou-se que tanto CAPM quanto o modelo de três fatores falham na explicação do efeito liquidez. Os resultados obtidos neste trabalho podem fomentar o estabelecimento de políticas corporativas que suavizem os custos de liquidez, isto é, que melhorem a liquidez dos títulos negociados, reduzindo, por consequência, o custo de capital. Dessa forma, uma empresa pode aumentar seu valor de mercado, melhorando a liquidez dos seus títulos e ações, uma vez que quanto menor o custo de capital, maior o valor da empresa.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherFundação instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsBrazilian Business Review - Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons (Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)). Fonte: http://www.bbronline.com.br/artigos.asp?sessao=ready&cod_artigo=700. Acesso em: 8 nov. 2013.-
Palavras-chave: dc.subjectMercado de ações-
Palavras-chave: dc.subjectLiquidez (Finanças)-
Palavras-chave: dc.subjectAtivos (Contabilidade)-
Palavras-chave: dc.subjectMercado financeiro-
Título: dc.titleExiste o efeito liquidez no mercado acionário brasileiro?-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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