Formação em estratégias de empoderamento de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social – JAVU

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSoares, Rackynelly Alves Sarmento (org.)-
Autor(es): dc.creatorSilva, André Ribeiro da (org.)-
Autor(es): dc.creatorSousa, Maria de Fatima de (org.)-
Autor(es): dc.creatorSoares, Jitone Leônidas (org.)-
Autor(es): dc.creatorMendonça, Ana Valéria Machado (org.)-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:04:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:04:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-08-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-08-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/39437-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/622995-
Descrição: dc.descriptionPrefácio - Este livro foi desenvolvido, especialmente, para o projeto de extensão “Curso de formação em estratégias de empoderamento de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social”, da Universidade de Brasília, coordenado por pesquisadores do Núcleo de Estudos em Saúde Pública (NESP/CEAM/UnB). Carinhosamente chamado de Curso JAVU, por entendermos que a violência acontece em ciclos, e entre grupos populacionais específicos, situação que nos remete a expressão francesa déjà vu e também por fazer referência aos Jovens e Adolescentes em situação de Vulnerabilidade. O que queremos? Que esse ciclo não mais exista e é nessa direção que caminhamos. O Curso JAVU foi desenhado para professores de escolas públicas do Brasil. Tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de uma cultura inclusiva, emancipatória, não discriminatória, de respeito à diversidade e de cultura de paz no contexto escolar, de modo a promover a saúde de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social. Para percorrer essa caminhada, organizamos este livro em dez capítulos, ordenados conforme a sequência didática do Curso JAVU em seu Ambiente Virtual de Aprendizagem. Os princípios básicos da promoção da saúde dos adolescentes e jovens são aqui expressos utilizando uma linguagem simples, leve e fluida, adequada a Educação a Distância. Em todos os capítulos podemos encontrar sugestões de atividades práticas a serem desenvolvidas na escola, todas alinhadas com os conceitos da Promoção da saúde e objetivando fortalecer as redes de proteção pertinentes aos jovens e adolescentes. A ideia é potencializar a escola como um espaço promotor de saúde. Finalmente, demonstramos nossa gratidão aos professores do Brasil que participaram/ participam do nosso curso, os quais possibilitaram a capilarização de ações promotoras de saúde no âmbito escolar, contribuindo para a prevenção das situações de risco dos adolescentes e jovens, sobretudo, entre aqueles inseridos em situação de vulnerabilidade. Os organizadores-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherUniversidade de Brasília, NESP-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsEsta obra é licenciada nos termos Creative Commons, sendo todos os direitos reservados. É permitida a reprodução, disseminação e utilização desta obra, em parte ou em sua totalidade, desde que citada a fonte. © 2020 Universidade de Brasília - UnB NESP – Núcleo de Saúde Pública-
Palavras-chave: dc.subjectAdolescentes-
Palavras-chave: dc.subjectVulnerabilidade social-
Título: dc.titleFormação em estratégias de empoderamento de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social – JAVU-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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