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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.creator | Soares, Rackynelly Alves Sarmento (org.) | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, André Ribeiro da (org.) | - |
Autor(es): dc.creator | Sousa, Maria de Fatima de (org.) | - |
Autor(es): dc.creator | Soares, Jitone Leônidas (org.) | - |
Autor(es): dc.creator | Mendonça, Ana Valéria Machado (org.) | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-10-14T18:04:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-10-14T18:04:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39437 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/622995 | - |
Descrição: dc.description | Prefácio - Este livro foi desenvolvido, especialmente, para o projeto de extensão “Curso de formação em estratégias de empoderamento de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social”, da Universidade de Brasília, coordenado por pesquisadores do Núcleo de Estudos em Saúde Pública (NESP/CEAM/UnB). Carinhosamente chamado de Curso JAVU, por entendermos que a violência acontece em ciclos, e entre grupos populacionais específicos, situação que nos remete a expressão francesa déjà vu e também por fazer referência aos Jovens e Adolescentes em situação de Vulnerabilidade. O que queremos? Que esse ciclo não mais exista e é nessa direção que caminhamos. O Curso JAVU foi desenhado para professores de escolas públicas do Brasil. Tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de uma cultura inclusiva, emancipatória, não discriminatória, de respeito à diversidade e de cultura de paz no contexto escolar, de modo a promover a saúde de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social. Para percorrer essa caminhada, organizamos este livro em dez capítulos, ordenados conforme a sequência didática do Curso JAVU em seu Ambiente Virtual de Aprendizagem. Os princípios básicos da promoção da saúde dos adolescentes e jovens são aqui expressos utilizando uma linguagem simples, leve e fluida, adequada a Educação a Distância. Em todos os capítulos podemos encontrar sugestões de atividades práticas a serem desenvolvidas na escola, todas alinhadas com os conceitos da Promoção da saúde e objetivando fortalecer as redes de proteção pertinentes aos jovens e adolescentes. A ideia é potencializar a escola como um espaço promotor de saúde. Finalmente, demonstramos nossa gratidão aos professores do Brasil que participaram/ participam do nosso curso, os quais possibilitaram a capilarização de ações promotoras de saúde no âmbito escolar, contribuindo para a prevenção das situações de risco dos adolescentes e jovens, sobretudo, entre aqueles inseridos em situação de vulnerabilidade. Os organizadores | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade de Brasília, NESP | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Esta obra é licenciada nos termos Creative Commons, sendo todos os direitos reservados. É permitida a reprodução, disseminação e utilização desta obra, em parte ou em sua totalidade, desde que citada a fonte. © 2020 Universidade de Brasília - UnB NESP – Núcleo de Saúde Pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adolescentes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vulnerabilidade social | - |
Título: dc.title | Formação em estratégias de empoderamento de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social – JAVU | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
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