Educação profissional e tecnológica : cotejamentos entre Brasil e Argentina na busca do "novo desenvolvimentismo"

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorCastioni, Remi-
Autor(es): dc.creatorSilva, Denise Bianca Maduro-
Autor(es): dc.creatorReis Júnior, Reinaldo de Lima-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:04:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:04:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-09-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-09-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/39620-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.21527/2237-6453.2020.50.234-253-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/622987-
Descrição: dc.descriptionEste artigo é o resultado do diálogo entre pesquisas que analisam modelos e estruturas da educação profissional e tecnológica (EPT) na contemporaneidade. Escolhemos no presente artigo as trajetórias de Brasil e Argentina, particularmente, na última década, quando governos retomaram estratégias de desenvolvimento tendo o Estado como ator principal e conectam-se à estratégia da Comissão Econômica para a América Latina - CEPAL nos anos de 1950/1960, assumindo os desafios da retomada do desenvolvimentismo. A partir das trajetórias históricas das políticas e a análise das instituições de EPT no Brasil e na Argentina, buscam-se perceber os caminhos trilhados e os resultados alcançados afim de se estabelecer possíveis comparações entre a EPT de ambos países nas últimas décadas, guiando-se a partir dos estudos comparados em educação.-
Descrição: dc.descriptionThis article is the result of the dialogue between our researches, which analyze models and structures of professional and technological education in contemporary times. In the present article we have chosen the trajectories of Brazil and Argentina, particularly in the last decade, when governments assume development strategies with the State as the main actor, connecting with the Economic Commission for Latin America and the Caribbean – Eclac – strategy in the years 1950/60, facing the challenges of resumption the development. From the historical trajectories and the analysis of the institutions of professional and technological education in Brazil and Argentina, we seek to perceive the ways and results accomplished in order to establish possible comparisons between the professional and technological education of both countries in the last decade, guiding us with the comparative studies in education field.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ,-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rights(CC BY-NC) - Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Fonte: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/desenvolvimentoemquestao/article/vie w/7438. Acesso em: 10 nov. 2020.-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino profissional-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino técnico-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica pública-
Palavras-chave: dc.subjectEducação comparada-
Título: dc.titleEducação profissional e tecnológica : cotejamentos entre Brasil e Argentina na busca do "novo desenvolvimentismo"-
Título: dc.titleProfessional and technological education : comparisons between brazil and argentina in search of the “new development”-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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