Uma proposta para a inclusão de tópicos de astronomia indígena brasileira nas aulas de física do ensino médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorAraújo, Diones Charles Costa de-
Autor(es): dc.creatorVerdeaux, Maria de Fátima da Silva-
Autor(es): dc.creatorCardoso, Walmir Thomazi-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:04:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:04:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-01-04-
Data de envio: dc.date.issued2018-01-04-
Data de envio: dc.date.issued2017-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/30829-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/1516-731320170040011-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/622975-
Descrição: dc.descriptionNeste artigo são apresentados os resultados obtidos durante a aplicação de uma experiência didática que inseriu tópicos de Astronomia Indígena Brasileira (AIB) nas aulas de Física do Ensino Médio (EM). O trabalho de pesquisa teve como suporte teórico os conceitos da Etnoastronomia e referências inspiradas na pedagogia dialógica de Paulo Freire com intuito de estudar o Céu noturno com o olhar voltado para diferentes Culturas indígenas. A proposta apresentada foi desenvolvida em uma escola da rede particular de ensino de Taguatinga, Distrito Federal, Brasil, sendo realizada por meio de aulas expositivas e práticas direcionadas aos estudantes do 1º ano do EM. Considerando a falta de materiais publicados e disponíveis sobre o tema, produziu-se um material didático instrucional com a finalidade de contribuir com a prática docente. O texto disponível nesse recurso serviu de apoio reflexivo e as sugestões de atividades, como práticas educacionais, permitiram a efetividade da proposta.-
Descrição: dc.descriptionThis article presents the results obtained during the application of a didactic experience that inserted topics of Brazilian Indigenous Astronomy (AIB) in High School Physics classes. The research work had as theoretical support the concepts of Ethnoastronomy and references inspired in dialogical pedagogy of Paulo Freire in order to study the night sky with the look toward to different indigenous cultures. The proposal presented was developed in a private school in Taguatinga, Federal District, Brazil, being carried out through lectures and practices directed to 1st year of High School. Considering the lack published and available material on the subject an instructional didactic material was produced with the purpose of contributing to the teaching practice. The text available in this resource served as a reflective support and suggestions for activities such as, educational practices, thus enabling the effectiveness of the proposal.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCiência & Educação (Bauru) - Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000401035&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 17 jan. 2018.-
Palavras-chave: dc.subjectAstronomia - estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEtnoastronomia-
Palavras-chave: dc.subjectAstronomia indígena - Brasil-
Título: dc.titleUma proposta para a inclusão de tópicos de astronomia indígena brasileira nas aulas de física do ensino médio-
Título: dc.titleA proposal for inclusion of topics from the Brazilian indigenous astronomy for high school physics classes-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.