Saber da experiência e narrativas autobiográficas na formação inicial de professores de biologia

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorAvanzi, Maria Rita-
Autor(es): dc.creatorGastal, Maria Luiza de Araújo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:04:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:04:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2015-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/29842-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/1516-731320150010010-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/622969-
Descrição: dc.descriptionO artigo trata da produção de narrativas na formação de alunos de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade de Brasília, à luz das ideias de Larrosa sobre saber da experiência e tendo, como referencial metodológico de pesquisa, as narrativas autobiográficas. As narrativas estudadas foram produzidas em duas disciplinas, e indicam uma autorreflexão dos licenciandos sobre seu percurso de formação desde estudante de Educação Básica até sua vivência no estágio supervisionado. Os elementos que orientam as reflexões aqui desenvolvidas destacam: o papel da subjetividade na formação do professor; o ato de narrar como facilitador de uma autocompreensão; e o papel das narrativas autobiográficas como metodologia de pesquisa e formação de professores.-
Descrição: dc.descriptionThis paper deals with the production of narratives by students on the biology education teachers’ undergraduate program at Universidade de Brasília, in the light of the ideas of Larrosa about the wisdom of experience as well as the methodological and empirical framework of autobiographical narratives. The narratives were produced in two undergraduate courses and show how the students could make a self-reflection about their journey to become a teacher, from their past as students of basic education to their experience in the supervised training courses. The elements that guide the reflections highlight the role of subjectivity in teacher education, the act of narration as a facilitator of self-understanding and the role of autobiographical narratives as a research methodology and as an instrument of teacher training.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCiência & Educação (Bauru) - This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution Non-Commercial License which permits unrestricted non-commercial use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited (CC BY NC 3.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132015000100010&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 3 abr. 2018.-
Palavras-chave: dc.subjectBiologia - estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectNarrativas autobiográficas-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - formação-
Título: dc.titleSaber da experiência e narrativas autobiográficas na formação inicial de professores de biologia-
Título: dc.titleThe wisdom of experience and autobiographical narratives in pre-service education of biology teachers-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.