Pibid e o professor iniciante : analisando as suas relações

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Autor(es): dc.contributorCruz, Shirleide Pereira da Silva-
Autor(es): dc.creatorSantos, Ana Jéssica Corrêa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:03:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:03:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-09-28-
Data de envio: dc.date.issued2018-09-28-
Data de envio: dc.date.issued2018-09-25-
Data de envio: dc.date.issued2018-03-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/32720-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/622714-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2018.-
Descrição: dc.descriptionO estudo tem como objeto a relação entre o Pibid, como programa de iniciação à docência, e a inserção no exercício profissional a partir das significações de professores iniciantes que vivenciaram o programa. Desta feita, tem como questão central: Quais as relações entre um programa de iniciação à docência e a inserção na carreira docente a partir da perspectiva de professores iniciantes que o vivenciaram na construção da profissionalidade docente? Esta pesquisa é caracterizada pela abordagem quali-quanti numa perspectiva histórico-dialético e para isso foram entrevistados 26 professores, sendo 8 efetivos e 18 temporários da Secretaria de Educação do Distrito Federal que possuíam até 5 anos de entrada no exercício profissional docente. Como fundamentação teórica analisamos o arcabouço legal do Pibid, além de teóricos como Anderi (2017), Moura (2015) que analisaram o referido programa. Já na perspectiva do professor iniciante nos norteamos pelos estudos de Marcelo Garcia (1844), Huberman (1999), Papi e Martins (2002), dentre outros, e no que se refere à formação de professores dialogamos com Freitas (1994, 2002) e Curado Silva (2011, 2016). Para a compreensão do materialismo histórico-dialético nos baseamos em Marx (1844), Kosik (1976), Vazquez (2011). Sobre a profissionalidade docente dialogamos com Roldão (2005, 2007) e Cruz (2012, 2017). A análise dos dados deu-se pela metodologia dos núcleos de significação a partir de Aguiar e Ozella (2012) organizada pelos pré-indicadores e indicadores de forma a chegar nas sínteses dos núcleos de significação do objeto. Desse modo, temos como resultados os seguintes núcleos: i) Construção colaborativa da docência e suas dimensões; ii) Componentes da Docência e Função Docente; iii) Socialização Profissional; iv) Assumir a profissão e v) Relação teoria e prática. Os resultados nos mostraram que a passagem pelo Pibid permitiu aos professores iniciantes que pudessem ter uma relação mais próxima entre a universidade e a escola, diminuição do choque da realidade ao iniciar a sua profissão, ajudou na constituição da profissionalidade e na compreensão da função do professor e da escola, entretanto, inferimos que foi uma profissionalidade voltada para a prática, uma vez que, o programa na significação dos sujeitos foi pautado na formação de professores pela epistemologia da prática.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Distrito Federal (FAP–DF).-
Descrição: dc.descriptionThe study has as object the relationship between the Pibid as a program of teaching initiation and the professional practice from the experience of beginner teachers who experienced the program. Thus, it has as its central objective: What are the relationships between an teaching iniciation program and the insertion in the teaching career from the perspective of beginner teachers who experienced it in the construction of teaching professionalism? This research is caracterized by the qualitative and quantitative approach in a historical-dialectical perspective and for this, 26 teachers were interviewed, of whom 8 were regular teachers and 18 were substitute of Secretaria of Distrito Federal, who had up to 5 years of entry into the teaching profession. As a theoretical basis, it was analyzed Pibid's legal framework, as well as theoreticians such as Anderi (2017) and Moura (2015) who analyzed the program. From the perspective of the beginning teacher, we were guided by studies by Marcelo Garcia (1844), Huberman (1999), Papi and Martins (2002), among others, and with regard to teacher training we dialogued with Freitas (1994, 2002) and Curado Silva (2011, 2016). For an understanding of historical-dialectical materialism we based on Marx (1844), Kosik (1976), Vazquez (2011). About the professional teaching we dialogued with Roldão (2005, 2007) and Cruz (2012, 2017). The analysis of the data was based on the methodology of the meaning nuclei from Aguiar and Ozella (2012) organized by the pre-indicators and indicators in order to arrive at the synthesis of the nuclei of meaning of the object. Thus, we have as results of the following nuclei: i) Collaborative construction of teaching and its dimensions; ii) Components of Teaching and Teaching; iii) Professional Socialization; iv) To assume the profession and v) Relation between theory and practice. These results show that the passage by the Pibid allowed the beginning teacher to have a closer relationship between the university and the school, reducing the shock of reality when starting the profession, helped in the constitution of professionalism and the understanding of the role of teacher and the school, however, we infer that it was a professionalism turned to practice, since the program in the meaning of the subjects was based on the training of teachers by the epistemology of practice.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
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Palavras-chave: dc.subjectDocência-
Palavras-chave: dc.subjectPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de educadores-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - formação-
Título: dc.titlePibid e o professor iniciante : analisando as suas relações-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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