Esthétique du camouflage : la créolisation comme procédé poétique dans l’œuvre dramaturgique de Gustave Akakpo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorReis, Maria da Glória Magalhães dos-
Autor(es): dc.contributorChalaye, Sylvie-
Autor(es): dc.contributorrosanafr@gmail.com-
Autor(es): dc.creatorCorreia, Rosana de Araújo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:03:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:03:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-10-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-10-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-10-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/41146-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/622575-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2021.-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho se dedica ao estudo da obra do dramaturgo togolês Gustave Akakpo erradicado na França há mais de quinze anos. Trata-se de um autor ainda jovem que conta com uma produção bastante consistente, tendo publicado até o ano de 2020 vinte e quatro peças, além de possuir uma dezena de textos inéditos. Apesar de sua produção literária ser voltada sobretudo para o texto teatral, sua obra reagrupa peças muito heterogêneas, cada uma propondo um trabalho particular com a língua e com a forma dramática. A problemática que guiou esta pesquisa buscar compreender em que medida uma escrita múltipla e camaleônica se constitui enquanto obra. E ainda, como dar conta da poética de um autor que busca se camuflar por trás de seus textos? Tendo em vista que esta é primeira tese de doutorado dedicada à quase totalidade das obras do autor, o corpus é composto por vinte e duas obras, e no intuito de responder às problemáticas colocadas, certos objetivos foram estabelecidos dentre os quais divulgar o trabalho do escritor do ponto de vista de seu interesse estético, mas também oferecendo elementos do contexto de produção de seus textos. Dessa forma, esse trabalho propõe igualmente um panorama da história do teatro em língua francesa no Togo, bem como uma reflexão sobre a dramaturgia contemporânea em língua francesa, a fim de fazer emergir da obra akakpoana singularidades que poderiam contribuir do ponto de vista teórico para pesquisas futuras. Assim, esse estudo se dedica ao exercício de realizar análises que sejam ao mesmo tempo amplas e aprofundadas, que não apenas respondam à problemática, mas também proponham uma conceitualização das contribuições da escrita akakpoana para os estudos de teatro. Por fim, os resultados da pesquisa mostram que a unidade na obra do autor se situa no âmbito da heterogeneidade, esta diretamente vinculada à sua estratégia estética de camuflar a linguagem poética particular do artista para fazer emergir a linguagem – compreendida aqui tanto como língua, quanto como forma dramática - da história e, dessa forma, única a cada texto. Essa estética que chamei de camuflagem se realiza em um processo de trabalho que se alinha com a noção de crioulização de Édouard Glissant, conceito que na leitura do drama refere-se a um trabalho poético no qual o agenciamento dos diferentes elementos que compõem o texto dramático provoca resultados inesperados.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).-
Descrição: dc.descriptionThis thesis focuses on the work of Gustave Akakpo, a Togolese playwright who has been living in France for about fifteen years, an artist who is still young with a substantial production: twenty-four pieces published until 2020 and around ten unpublished texts. Although the author devotes himself mainly to the theatrical text, his work brings together very heterogeneous plays, each offering a particular work on language and dramatic form. The problematic which guided this research is that of understanding to how a multiple and chameleon writing work constitutes itself as an artwork. And again: How to define the poetics of an artist who seeks to camouflage himself behind his texts? Given that this is the first doctoral thesis dedicated to almost all of the author's works published to date, the corpus comprising twenty-two of the twenty-four pieces, and in order to respond to the issues raised, certain objectives were established among which that of making known the work of the playwright from the point of view of its aesthetic interest while offering elements of its production context. Thus, this work offers an overview of the history of French-language theater in Togo and a reflection on contemporary French-language dramaturgy, with the aim of identifying singularities from Akakpo’s work that could theoretically contribute to future research. This study engages in the exercise of giving the widest and most in-depth assessment possible of all its publications, allowing it to respond to the problem while conceptualizing the contributions of Akakpo’s dramaturgy to theatrical studies. Finally, the research results show that his artwork is fully connect to the heterogeneity, this being directly linked to his aesthetic strategy of camouflaging the artist's particular poetic language, in order to bring out the language - understood here as language and dramatic form - of the story, which will be unique to each text. This aesthetic that I call camouflage is realized in a work process which is affiliated with the notion of creolization of Édouard Glissant, which in the drama point of view relates to the poetic processes in which the arrangement of the different elements that make up the text causes unexpected results.-
Descrição: dc.descriptionCe travail porte sur l’œuvre de Gustave Akakpo, dramaturge togolais installé en France depuis une quinzaine d’années, un artiste encore jeune avec production assez conséquente. Il compte vingt-quatre pièces publiées jusqu’en 2020 et une dizaine de textes inédits. Bien que l'auteur se consacre essentiellement au texte théâtral, son œuvre regroupe des pièces très hétérogènes proposant chacune un travail particulier sur la langue et la forme dramatique. La problématique qui a guidé cette recherche est celle de comprendre dans quelle mesure une écriture multiple et caméléonne fait œuvre. Et encore : Comment cerner la poétique d’un artiste qui cherche à se camoufler derrière ses textes ? Étant donné qu’il s’agit de la première thèse de doctorat dédiée à la quasi-totalité des œuvres de l’auteur publiées à ce jour, le corpus comprenant vingt-deux des vingt- quatre pièces, et afin de répondre aux problématiques posées, certains objectifs ont été établis parmi lesquels celui de faire connaître l’œuvre du dramaturge du point de vue de son intérêt esthétique tout en offrant des éléments de son contexte de production. Ainsi, ce travail propose notamment un aperçu de l’histoire du théâtre en langue française au Togo et une réflexion sur la dramaturgie contemporaine en langue française, dans le but de dégager de l’œuvre akakpoïenne des singularités qui pourraient contribuer théoriquement aux recherches futures. Cette étude s’adonne à l’exercice de donner une appréciation le plus large et approfondie possible de l’ensemble de ses publications permettant de répondre à la problématique tout en conceptualisant les apports de la dramaturgie akakpoïenne aux études théâtrales. Enfin, les résultats de la recherche montrent que ce qui fait œuvre dans ses écrits se situe du côté de l’hétérogénéité, celle-ci étant directement liée à sa stratégie esthétique de camoufler le langage poétique particulier de l’artiste, pour faire émerger le langage -ici compris en tant que langue et forme dramatique – de l’histoire qui sera unique à chaque texte. Cette esthétique que j’appelle camouflage se réalise dans un processus de travail qui s’affilie avec la notion de créolisation d’Édouard Glissant, un concept qui dans la lecture du drame se rapporte aux procédés poétiques dans lesquels l’agencement des différents éléments qui composent le texte dramatique provoque des résultats inattendus.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro africano-
Palavras-chave: dc.subjectDramaturgia contemporânea-
Palavras-chave: dc.subjectAkakpo, Gustave, 1974- crítica e interpretação-
Palavras-chave: dc.subjectCrioulização do drama-
Título: dc.titleEsthétique du camouflage : la créolisation comme procédé poétique dans l’œuvre dramaturgique de Gustave Akakpo-
Título: dc.titleEstética da camuflagem : a creolização como procedimento poético na obra dramatúrgica de Gustave Akakpo-
Título: dc.titleCamouflage aesthetics : creolization as a poetic process in the dramaturgical work of Gustave Akakpo-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.