Modelo de localização de aeroportos em circuitos turísticos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFortes, José Augusto Abreu Sá-
Autor(es): dc.creatorQuintão, Vinícius Policarpo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:02:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:02:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2012-07-27-
Data de envio: dc.date.issued2012-07-27-
Data de envio: dc.date.issued2012-07-27-
Data de envio: dc.date.issued2012-03-16-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/11018-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/622220-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2012.-
Descrição: dc.descriptionOs circuitos turísticos são grupos de municípios que unem esforços na promoção do turismo em uma dada região. As estratégias adotadas pelos circuitos visam incrementar o nível de serviço, o fluxo de turistas e outros indicadores não apenas nos municípios de maior atratividade potencial ou realizada, mas sim em todo o circuito, observadas as especificidades do grupo. Tendo em conta esta visão regional é importante que as estruturas necessárias ao desenvolvimento do turismo sejam pensadas em prol de todo o circuito, e não apenas de elementos isolados. Os aeroportos devem ser incluídos nessa análise, e assim este trabalho propõe que a localização de tais terminais seja decidida por um modelo desenvolvido com base em indicadores provenientes da atividade turística, dos serviços de transporte e do produto interno bruto. Foram utilizados diferentes métodos, como os de análise de redes de transporte, para a construção de um modelo de otimização de múltiplos objetivos para problemas de localização. O modelo foi desenvolvido e testado em um estudo de caso sobre o Circuito Turístico do Ouro, no estado de Minas Gerais. Dentre os resultados encontrados destaca-se a percepção da natureza diversa da atividade turística quando comparada aos demais setores que frequentemente são objeto de estudos de localização. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThe touristic circuits are groups of municipalities that join efforts aimed at the promotion of tourism in a given region. The strategies adopted by the circuits aim to increase the level of service, the flow of tourists and other indicators not only in the cities potentially or actually more attractive, but on the whole circuit, subject to the groups specificities. Given this regional vision is important that the structures needed to tourism development are designed to support the entire circuit, not just isolated elements. Airports should be included in this analysis, and so this study suggests that the location of these terminals is decided by a model developed based on indicators from the tourism, transport services and the gross domestic product. We used different methods, such as analysis of transport networks, to build an optimization model for multi-objective location problems. The model was developed and tested in a case study on the tourist circuit named Circuito Turístico do Ouro in the state of Minas Gerais. Among the findings highlight the awareness of the diverse nature of tourism compared to other sectors that are often subject to localization studies.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectAeroportos - localização-
Palavras-chave: dc.subjectAeroportos - engenharia civil-
Palavras-chave: dc.subjectAeroportos - engenharia ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo - planejamento-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo - Brasil-
Título: dc.titleModelo de localização de aeroportos em circuitos turísticos-
Título: dc.titleLocation model of airports in tourism circuits-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.