Impacto da tecnologia da informação nos indicadores educacionais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorZoghbi, Ana Carolina Pereira-
Autor(es): dc.creatorHenriksen, Alexandre Lauri-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:02:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:02:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-03-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-03-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-03-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/36780-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/622079-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Economia, Brasília, 2019.-
Descrição: dc.descriptionO trabalho analisa o efeito da velocidade da Internet ao nível do município sobre o desempenho escolar. Em 2008, o governo brasileiro implementou uma política de expansão que levou a Internet banda larga a mais de 3.000 municípios que antes não contavam com essa tecnologia. O desenho da política previu determinadas descontinuidades que permitem a avaliação dos seus efeitos por Regression Descontinuity Design – RDD. Os resultados mostram efeitos negativos e significativos para um grupo de municípios atendidos com a tecnologia de fibras óticas, considerada mais moderna e eficaz. Estes resultados estão em linha com a literatura empírica que também aponta resultados negativos ou neutros para os efeitos dessa tecnologia. Isto evidencia a necessidade de maior reflexão sobre o uso da Internet e das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) como ferramenta educacional.-
Descrição: dc.descriptionThe paper analyzes the impact of the Internet speed at a county level on school performance. In 2008, the Brazilian government implemented a policy of broadband expansion that supplied more than 3,000 municipalities not served with this technology until then. The policy predicted some discontinuities at its design which allows the analysis of its impact by Regression Discontinuity Design - RDD. The estimations show significant and negative impacts for a group of municipalities served with a fiber optic technology, which is considered more modern and efficient. The results are in line with the empirical literature that also presents negative or neutral results for the impact of this technology on school performance. This accounts for greater reflection on the use of the Internet and Information and Communication Technologies (ICTs) as an educational tool.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectInternet-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia da informação e da comunicação-
Palavras-chave: dc.subjectFerramentas educacionais-
Palavras-chave: dc.subjectRegression Descontinuity Design (RDD)-
Título: dc.titleImpacto da tecnologia da informação nos indicadores educacionais-
Título: dc.titleImpact of information technology on educational indicators-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.