Dispositivos de normatização do ensino de sociologia na escola : formação e saberes docentes de licenciandos em ciências sociais no Distrito Federal

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorLeal, Sayonara de Amorim Gonçalves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:01:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:01:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2018-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2017-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/33150-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/es0101-73302017151279-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/621980-
Descrição: dc.descriptionEste artigo trata de aspectos sociocognitivos e institucionais relacionados ao descompasso entre formação instrucional, saberes docentes e mediações pedagógicas em Ciências Sociais expresso na prática docente de licenciandos e professores de Sociologia em escolas públicas e particulares do Distrito Federal do Brasil. Baseada em questionários, entrevistas semiestruturadas e análise documental, chegamos à seguinte tipologia de representações de práticas docentes em Ciências Sociais: institucionalizadas, desconexas e propositivas. Inferimos que tanto os desafios como as perspectivas para a Sociolgia no ensino médio do Distrito Federal passam pelo equilíbrio entre transposição de conteúdos instrucionais adaptados ao perfil sociocognitivo do alunato e formação e saberes docentes dos professores que atuam em contextos escolares diversos e adversos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherCentro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsEducação e Sociedade - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons. (CC BY). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302017005003104&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 20 out. 2017.-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - formação-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectSociologia - estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas - Distrito Federal (Brasil)-
Título: dc.titleDispositivos de normatização do ensino de sociologia na escola : formação e saberes docentes de licenciandos em ciências sociais no Distrito Federal-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.