A estética do grotesco como meio para potencializar a expressividade no corpo cênico

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCuri, Alice Stefânia-
Autor(es): dc.creatorCosta Filho, Francisco Carlos-
Autor(es): dc.creatorLeal, Francisco-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:01:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:01:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-04-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-04-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-04-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-23-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/37961-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/621938-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2019.-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa teve como objetivo investigar procedimentos que potencializassem a expressividade no corpo cênico a partir da estética do grotesco. Dialoga principalmente com a teoria proposta por Mikhail Bakhtin acerca do realismo grotesco e de outros autores, como Wolfgang Kayser, acerca do grotesco. Bakhtin associa o grotesco às manifestações populares nos períodos da Idade Média e Renascimento europeus. A partir da obra literária de François Rabelais, vincula-o à realidade da própria vida especialmente durante festas como o Carnaval, elaborando uma concepção de mundo e um sistema de imagens em que predomina a coletividade, a ambivalência, a abundância e o riso alegre. Bufões e bobos são os representantes por excelência dessa categoria, com suas protuberâncias, excrecências e hibridismos. O teatro acontece na feira, na praça pública, em peças farsescas, na Commedia dell’Arte, nos mistérios e soties. Já Kayser está mais associado ao grotesco romântico, uma vertente não tão cômica, mais caracterizada pelo sarcasmo, ironia e pessimismo. Como pontos comuns entre os autores, está a manifestação do excesso, do monstruoso, da heterogeneidade, bem como o reconhecimento da natureza subversiva do grotesco. Dialogando também com o encenador e pedagogo Meierhold, foi desenvolvida uma práxis teatral a partir da seleção de um elemento do realismo grotesco – o “baixo material e corporal” e da premissa de “olhar para o avesso”, reconhecendo o grotesco em si mesmo e buscando transformá-lo em expressividade cênica. Também são apresentadas noções que foram utilizadas nessa praxis: variações, subversão e profundidade/superfície. A pesquisa aconteceu em duas fases, a primeira com um grupo de artistas voluntários/as e a segunda com um ator. Foram criadas duas experiências estéticas – a brincadeira “Diabos” e o espetáculo solo “Minhoca”, que também serão abordadas nestas páginas.-
Descrição: dc.descriptionThis research had as a purpose the investigation of procedures that could enrich the expressivity in the scenic body through the aesthetics of the grotesque. It dialogues mainly with the theory proposed by Mikhail Bakhtin about the grotesque realism and other authors, such as Wolfgang Kayser, about the grotesque. Bakhtin associates the grotesque to the folk culture in the periods of European Middle Age and Renascence. From François Rabelais’s literary work, Bakhtin connects it to the reality of life itself, especially during parties like the Carnival, elaborating a conception of the world and a system of images in which prevails the collectivity, the ambivalence, the abundance and the joyful laughter. Buffoons and fools are the main representatives of this category, with their protuberances, excrescencies and hybridisms. The theater happens in the public markets, in plays like the farces, in Commedia dell’Arte, misteries and soties. Kayser is more associated to the romantic grotesque, an approach that isn’t so comical, more characterized by sarcasm, irony and pessimism. As common points between the authors is the manifestation of the excess, the monstrousness, the heterogeneity, as well as the recognition of the subversive nature within the grotesque. Also in dialogue with the director and pedagogue Meierhold, it was developed a theatrical praxis from the selection of one element of the grotesque realism – the “low material bodily principle” and from the idea of “looking backwards”, recognizing the grotesque in ourselves and looking for means on how to transform it into scenic expressivity. In this thesis it is also presented the notions that were used in the praxis: variations, subversion and deepness/shallowness. The research had two stages: the first one with a group of volunteer artists and the second with an actor. It was created two aesthetic experiences – the street game “Devils” and the theatrical solo “Worm”, which are approached in these pages as well.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectGrotesco-
Palavras-chave: dc.subjectEstética teatral-
Palavras-chave: dc.subjectExpressividade-
Palavras-chave: dc.subjectCorpo cênico-
Palavras-chave: dc.subjectCorpo e arte-
Título: dc.titleA estética do grotesco como meio para potencializar a expressividade no corpo cênico-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.