Raízes ancestrais : as mandiocas (Manihot esculenta Crantz) da comunidade quilombola Vargem do Inhaí

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOliveira, Regina Célia de-
Autor(es): dc.creatorSantos, Igor Assis Carvalho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:01:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:01:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-01-29-
Data de envio: dc.date.issued2019-01-29-
Data de envio: dc.date.issued2019-01-29-
Data de envio: dc.date.issued2018-05-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/33847-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/621871-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Botânica, Programa de Pós-Graduação em Botânica, 2018.-
Descrição: dc.descriptionUm sistema de produção sustentável de longo prazo depende da conservação dos recursos genéticos tradicionais. No entanto, as comunidades tradicionais que conseguiram evitar a expansão tecnológica e cultural, seja por esforço, seja por marginalização, sofrem com conflitos e violência com aqueles que querem explorar seus territórios. A Comunidade Quilombola Vargem do Inhaí, localizada no município de Diamantina, no estado de Minas Gerais, é um exemplo dessa realidade. É composto por cerca de 28 famílias de descendentes africanos e / ou indígenas. Eles fazem parte dos povos Apanhadores de Sempre-Viva. O extrativismo tradicional das flores sempre-viva está sendo pressionado pela legislação ambiental, pelas plantações de eucalipto e pelas mineradoras. As principais atividades da comunidade são agricultura e pecuária de subsistencia. Mapear as atividades agrícolas dessa comunidade pode subsidiar a inclusão da região no programa Sistemas Engenhosos do Patrimônio Agrícola Mundial (GIAHS) realizado pela FAO. Seria importante em sua luta pelo território. O presente trabalho objetivou estudar o conhecimento tradicional da comunidade sobre as etnovariedades de mandioca; caracterizar com os critérios da ciência tradicional e da ciência formal e analisar a composição química das raízes de armazenamento. Foram realizadas entrevistas e visita guiada com 12 famílias. Para aplicar a metodologia participativa de reconhecimento, onze pessoas da comunidade (quatro homens e quatro mulheres com mais de 30 anos e duas mulheres e um homem com menos de 30 anos) foram solicitadas a identificar variedades de mandioca (Manihot esculenta Crantz.), com características distintamente morfológicas, coletadas de roças diferentes na região. Fez-se uma Análise do Componente Principal (PCA) e uma Análise do Método Hierárquico para verificar a relação entre as etnovariedades. Foram nomeados 34 tipos de mandioca nas entrevistas, mas três não foram encontrados nas roças tradicionais. Seis foram mencionados como introdução recente. Mulheres com mais de 30 anos reconheceram o maior número de indivíduos durante a atividade. Elas nomearam 68,27% das variedades locais. Homens com mais de 30 anos nomearam 36,54% da mandioca. Mulheres e homens com menos de 30 anos responderam apenas 21,79%. A análise morfológica e química mostrou que a comunidade guarda uma alta diversidade de mandioca. As características nutricionais das mandiocas são importantes para futuros programas de melhoramento de variedades. A situação difícil da comunidade provoca a migração dos jovens, colocando em risco a transferência de conhecimento. A comunidade é uma importante guardiã da agrobiodiversidade, sendo importante a proteção de seus direitos.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).-
Descrição: dc.descriptionA long-term sustainable production system depends on the conservation of traditional genetic resources. However, traditional communities that have managed to avoid technological and cultural expansion suffer from conflict and violence with those who want to exploit their territories. The community Comunidade Quilombola Vargem do Inhaí, located in the municipality of Diamantina, in the state of Minas Gerais, is another example of this reality. It is composed of about 28 families of African and / or indigenous descendants. They are part of the "Povos Apanhadores de Sempre-Viva" people. The traditional extractivism of everlasting flowers is under pressure from environmental legislation, eucalyptus plantations and mining companies. Nowadays, the main activities of the community are agriculture and subsistence farming. Mapping the agricultural activities of this community can subsidize the inclusion of the region in the Globally Important Agricultural Heritage Systems (GIAHS) program carried out by FAO. It would be important for the struggle for protection of the territory. The present work aimed to study the traditional knowledge of the community on the ethnovarieties of cassava; characterize with the criteria of traditional science and formal science and analyze the chemical composition of the roots of storage. Interviews and guided tour were conducted with 12 families. To apply the participatory methodology, eleven people from the community (four men and four women over 30 and two women and one man under 30 years old) were asked to identify manioc varieties (Manihot esculenta Crantz.), with distinctly morphological characteristics, collected from different farms in the region. A Principal Component Analysis (PCA) and a Hierarchical Method Analysis were performed to verify the relationship between ethnovarieties. 34 types of cassava were nominated in the interviews, but three were not found in traditional farms. Six were mentioned as recent introduction. Women over the age of 30 recognized the highest number of individuals during the recognition activity. They named 68.27% of the local varieties. Men over 30 years old nominated 36.54% of cassava. Women and men under the age of 30 accounted for only 21.79%. The morphological and chemical analysis showed that the community maintains a high diversity of cassava. The nutritional characteristics of cassava are important for future breeding programs. The difficult situation of the community causes the migration of young people, putting the transfer of knowledge at risk. The community is an important guardian of agrobiodiversity, and the protection of their rights is important.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectComunidades tradicionais-
Palavras-chave: dc.subjectAgrobiodiversidade-
Palavras-chave: dc.subjectMandioca - cultivo-
Palavras-chave: dc.subjectConhecimento tradicional-
Título: dc.titleRaízes ancestrais : as mandiocas (Manihot esculenta Crantz) da comunidade quilombola Vargem do Inhaí-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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