Uma proposta para o ensino-aprendizagem de estatística no ensino médio sob a perspectiva da pedagogia histórico-crítica

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGontijo, Cleyton Hércules-
Autor(es): dc.creatorGurgel, Márcio Donizete-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:01:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:01:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-10-08-
Data de envio: dc.date.issued2018-10-08-
Data de envio: dc.date.issued2018-10-08-
Data de envio: dc.date.issued2018-04-17-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/32790-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/621783-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2018.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho propõe o desenvolvimento dos conteúdos curriculares de Matemática, em especial a Estatística, por meio da Pedagogia Histórico-Crítica de acordo com os pressupostos teóricos de Dermeval Saviani, voltando o ensino-aprendizagem para a contextualização sócio-cultural sugerida pelos Parâmetros Curriculares Nacionais e pelas Diretrizes da Semestralidade da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Apoia-se na teoria da aprendizagem signicativa segundo Ausubel, buscando associar os novos saberes aos conhecimentos prévios dos discentes. Traz, em seu desenvolvimento, um exemplo de unidade didática e o planejamento de uma sequência didática com atividades que se utilizam dos conteúdos de Estatística para aproximar a escola da realidade da comunidade a m de favorecer a formação do cidadão crítico capaz de atuar sobre essa realidade, interpretando os problemas vividos por ela e buscando soluções. Apresenta atividades realizadas no Laboratório de Informática, integrando, assim, os saberes matemáticos e o uso da tecnologia. O trabalho foi desenvolvido com alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública do Distrito Federal e o objeto principal do estudo é compreender a aprendizagem mediada pela Pedagogia Histórico-Crítica. As atividades propostas proporcionaram aos alunos uma reflexão sobre a importância do contato com a Universidade de Brasília, o uso do computador como recurso didático, a importância da aplicação dos conteúdos de Estatística em situações cotidianas, uma melhor compreensão sobre a crise hídrica do Distrito Federal e melhor aprendizagem do conteúdo de Estatística.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).-
Descrição: dc.descriptionThe work proposes the development of the curricular contents of Mathematics, especially Statistics, through History-Critical Pedagogy according to the theoretical assumptions of Dermeval Saviani, turning the teaching-learning to socio-cultural contextualization suggested by the National Curricular Parameters and by the Secretary of State for Education of the Federal District Semiannual Guidelines. It is based on the theory of meaningful learning according to Ausubel, seeking to associate the new students knowledge with the previous ones. It has in its development an example of didactic unit and the planning of a didactic sequence with activities that use the contents of Statistics to bring the school closer to the reality of the community in order to favor the formation of the critical citizen capable of acting on this reality interpreting the problems lived by it and seeking solutions. It presents activities carried out in the Computer Laboratory, thus integrating mathematical knowledge and the use of technology. The work was developed with students of the third year of high school in a public school of the Federal District and the main object of the study is to understand the learning mediated by Historical-Critical Pedagogy. The proposed activities provided students with a reection on the importance of the contact with the University of Brasilia, the use of the computer as a didactic resource, the importance of applying the contents in everyday situations and a better understanding of the water crisis of the Federal District and better learning of the content of Statistics.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença desta coleção refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia histórico-crítica-
Palavras-chave: dc.subjectEstatística - matemática-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática (Ensino médio)-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - currículos-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio - métodos de ensino-
Título: dc.titleUma proposta para o ensino-aprendizagem de estatística no ensino médio sob a perspectiva da pedagogia histórico-crítica-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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