Cálculo no ensino médio : uma proposta fundamentada

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBastos Júnior, Raimundo de Araújo-
Autor(es): dc.creatorPerdigao-Nass, Daniel-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:01:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:01:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-05-21-
Data de envio: dc.date.issued2018-05-21-
Data de envio: dc.date.issued2018-05-21-
Data de envio: dc.date.issued2017-07-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/31939-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/621779-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2017.-
Descrição: dc.descriptionTexto parcialmente liberado pelo autor. Conteúdo restrito: Capítulos 2. Referenciais Teóricos, 3. Fundamentação Epistemológica e 4. Desenvolvimento da Proposta.-
Descrição: dc.descriptionO Ensino Médio brasileiro observa baixo rendimento dos alunos em Matemática, com reduzida contextualização e integração dos saberes. Nosso objetivo é apresentar proposta didática que inter-relaciona conteúdos do Ensino Médio, tendo como eixo de convergência elementos advindos do Cálculo. Em linha com os parâmetros curriculares nacionais em vigor, buscamos contemplar nesta proposta um sentido prático para o aluno. Uma vez que o Cálculo Diferencial e Integral não é conteúdo de Ensino Médio no Brasil, limitamo-nos a fazer uma abordagem alternativa do Cálculo, mais simples e informal.-
Descrição: dc.descriptionBrazilian High School (upper secondary education) observes low performance of the students in Mathematics, with reduced contextualization and integration of the knowledge. Our objective is to present didactic proposal that interrelates contents of High School, having as the axis of convergence elements coming from Calculus. In line with the national curricular standards in force, we seek to contemplate in this proposal a practical meaning for the student. Since Differential and Integral Calculus is not content of the secondary education in Brazil, we limit ourselves to making an alternative approach to Calculus, simpler and more informal.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença desta coleção refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - matemática-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectCálculo diferencial-
Palavras-chave: dc.subjectCálculo integral-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - estudo e ensino-
Título: dc.titleCálculo no ensino médio : uma proposta fundamentada-
Título: dc.titleCalculus in secondary education : a reasoned proposal-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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