Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Costa, Arthur Reichert | - |
Autor(es): dc.creator | Batista, Filipe Aziz | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Larissa Pereira da Costa | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Marcus Jessé Alves de | - |
Autor(es): dc.creator | Viana, Dianne Magalhães | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Jones Yudi Mori Alves da | - |
Autor(es): dc.creator | Cornelio, Emilly Meireles Braga | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Fernanda Rose | - |
Autor(es): dc.creator | Koike, Carla Maria Chagas e Cavalcante | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-10-14T18:01:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-10-14T18:01:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40201 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/621597 | - |
Descrição: dc.description | O desenvolvimento de habilidades e competências do século 21 passa por uma educação ativa, digital e flexível, centrada no estudante e na solução de problemas. Tal fato implica em mudança de paradigmas no que diz respeito à formação de monitores, tutores e professores para atuar nas áreas STEM - ciência, tecnologia, engenharia e matemática -, uma vez que, estes foram educados em um processo, ainda em grande parte, tradicional, conteudista e compartimentado. O propósito deste artigo é descrever o procedimento usado no planejamento pedagógico de uma oficina para estudantes do ensino médio. Utilizamos como exemplo de aplicação uma oficina sobre modelagem e impressão 3D. Estratégias de sala de aula invertida, aprendizado autônomo, uso de aplicativos mobile e jogos são coadjuvantes do ensino-aprendizagem instrucional de modelagem e impressão 3D. A proposta de execução da oficina é testada em um grupo de estudantes de graduação como parte de uma capacitação para tutoria, em que estes assumem o papel de aprendizes do ensino médio. Reflexões acerca dos resultados do teste de execução da oficina e impressões a respeito das dificuldades encontradas pelos tutores ao assumirem o papel de estudantes do ensino médio são discutidas no âmbito de sua capacitação. | - |
Publicador: dc.publisher | ABENGE | - |
Relação: dc.relation | http://www.abenge.org.br/sis_artigo_doi.php?e=COBENGE&a=20&c=3294 | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Oficinas pedagógicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologia | - |
Título: dc.title | Tutoria e múltiplas abordagens em oficina de modelagem e impressão 3D | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: