Do choque lumínico ao fiat lux : luzes e sombras no Sertão do Cinema Brasileiro

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Autor(es): dc.contributorLima, Marcelo Feijó Rocha-
Autor(es): dc.creatorJesus, Ronald Souza de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:00:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:00:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-03-01-
Data de envio: dc.date.issued2016-03-01-
Data de envio: dc.date.issued2016-03-01-
Data de envio: dc.date.issued2015-12-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/19633-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.26512/2015.12.D.19633-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/621448-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2015.-
Descrição: dc.descriptionUnindo métodos de análise de conteúdo, análise fílmica, crítica de processo, entrevistas não estruturadas realizadas com diretores de fotografia e guiando-se pelos conceitos de Choque Lumínico e de fiat lux, este trabalho apresenta um corpus composto por 35 filmes de Sertão lançados entre 1996 - ano que marca a Retomada do Cinema Brasileiro – e 2013. O texto expõe um panorama das luzes e das sombras no Sertão do cinema de ficção sob as seguintes categorias de análise: luz, sombra, temperaturas de cor, luminosidade, formatos e suportes de captação – elementos físicos responsáveis pela materialização dos roteiros em narrativas visuais. Após uma análise panorâmica, a leitura volta-se para três filmes que, em conjunto, reúnem características de iluminação presentes em todo o corpus: Guerra de Canudos (1997), A máquina (2006) e À beira do caminho (2012).-
Descrição: dc.descriptionJoining methods of content analysis, film analysis, criticism of process, unstructured interviews conducted with directors of photography and guided by the concepts of Luminous Shock and fiat lux, this work presents a corpus composed of 35 films released between 1996 - year that marks the Resumption of Brazilian Cinema – and 2013. The text exposes a panorama of lights and shadows in the Brazilian Backland - Sertão - of cinema of fiction under the following categories of analysis: light, shadow, color temperature, brightness, formats and media of recording, physical elements responsible for the materialization of the scripts in visual narratives. After the panoramic analysis, the reading turns to three films that, together, bring together lighting features present throughout corpus: Guerra de Canudos (1997), A máquina (2006) and À beira do caminho (2012).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectCinema brasileiro-
Palavras-chave: dc.subjectSertão - Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectCinematografia-
Título: dc.titleDo choque lumínico ao fiat lux : luzes e sombras no Sertão do Cinema Brasileiro-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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