Pós-modernidade e ensino de línguas estrangeiras : tendências e desafios

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorAndrade, Mariana Rosa Mastrella de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:00:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:00:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2011-11-07-
Data de envio: dc.date.issued2011-11-07-
Data de envio: dc.date.issued2010-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/9575-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/621440-
Descrição: dc.descriptionMuito tem sido discutido acerca das mudanças que caracterizam o tempo presente, bem como suas consequências para a forma como o processo de ensino/aprendizagem de línguas deve ser entendido. Parece consenso a necessidade de que ensinar línguas estrangeiras (LEs) se desenvolva hoje sob uma perspectiva crítica, levando em consideração que o tempo pós-moderno, a partir da caracterização de autores como Hall (2003), Giroux (1999) e Bauman (2001), dentre outros, lança questionamentos sobre o que é ciência, quem é o sujeito e também sobre os cânones que tradicionalmente trazem respostas fixas e pré-concebidas acerca do que envolve a vida social. Nesse sentido, este trabalho tem o objetivo de apresentar uma discussão teórica acerca de algumas características que constituem o que se pode chamar de momento pós-moderno, a fim de focalizar desafios que se põem ao ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras, mais especificamente em relação a três aspectos: o status das LEs, a questão das identidades e o lugar chamado sala de aula. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionMuch has been discussed about the changes that characterize the present time as well as their consequences to the way the process of teaching/learning languages must be understood. It seems to be a consensus that the teaching of foreign languages (FLs) must be developed under a critical perspective, considering that the postmodern times (according to the view of authors such as Hall, 2003; Giroux, 1999; Bauman, 2001, among others) question what science is, who the subjects are, and also the canons that traditionally bring fixed and pre-conceived answers about our social life. In this perspective, this article aims to present a theoretical discussion on some characteristics of the so-called postmodernity in order to focus on challenges confronting the process of teaching/learning foreign languages, especially concerning three aspects: the status FLs may acquire, identity matters and the place we call language classroom.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA revista Horizontes de Linguística Aplicada está sob licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0). Fonte: http://seer.bce.unb.br/index.php/horizontesla/index. Acesso em: 07 nov. 2011.-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem e línguas - estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectLinguística aplicada-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua inglesa - estudo e ensino-
Título: dc.titlePós-modernidade e ensino de línguas estrangeiras : tendências e desafios-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.