Efeito do ensino de golpes e sequências de golpes de Taekwondo sobre luta simulada

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorHanna, Elenice Seixas-
Autor(es): dc.creatorCambraia, Renata Penna Borges Nunes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:00:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:00:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-03-27-
Data de envio: dc.date.issued2015-03-27-
Data de envio: dc.date.issued2015-03-27-
Data de envio: dc.date.issued2015-01-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.26512/2015.01.D.17835-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/621284-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2015.-
Descrição: dc.descriptionO Taekwondo é uma arte marcial tradicional coreana que atualmente é um esporte olímpico oficial. Nas artes marciais o repertório recombinativo é imprescindível, especialmente para contextos competitivos. Repertórios recombinativos envolvem a emergência de novas combinações de unidades previamente aprendidas. O presente estudo investigou o efeito do ensino de golpes unitários e sequências de golpes sobre o desempenho em luta simulada de Taekwondo. Constitui-se de uma replicação sistemática de pesquisa anterior sobre Karate-do. Os participantes foram jovens sem experiência em artes marciais e o procedimento envolveu o ensino e testes de golpes de Taekwondo (simulação de luta). Foi utilizado um delineamento experimental misto, em que os participantes foram expostos à uma sequência de treinos e testes que compõem duas condições experimentais. Na Condição Golpes, foram ensinados quatro golpes individuais de Taekwondo e na Condição Sequências foram ensinadas quatro sequências de três golpes. O procedimento de ensino envolveu o uso de técnicas de modelagem, modelação e instrução e foi suficiente para ensinar as habilidades programadas em até 4 h de treino. Nas lutas ocorreram golpes e sequências ensinados e novos. Sequências novas incluíram combinações de golpes aprendidos. Os resultados foram discutidos com base em estudos prévios sobre aprendizagem recombinativa e refinamentos metodológicos foram sugeridos.-
Descrição: dc.descriptionTaekwondo is a traditional martial art that is currently an official Olympic sport. In martial arts, a recombinative repertoire is indispensable, especially regarding competitive contexts. Recombinative repertoires involve the emergence of new combinations of previously learned units. The present study had the objective of investigating the effect of teaching units and sequences of attacks on performance in simulated Taekwondo sparring. It is a systematic replication of a previous research on Karate-do. Participants were young adults with no previous experience in martial arts and the procedure involved training and testing (sparring simulation) Taekwondo attacks. A mixed experimental design was used, in which participants were exposed to a sequence of training and testing that composed two conditions. In the Unit Condition participants were taught four single attacks and, in the Sequence Condition, four sequences of three attacks. Results showed that the teaching procedure involving the use of shaping, observational learning and instruction techniques was sufficient to teach the programmed skills in up to 4 h of training. In sparring, the occurrence of taught and new, single and in sequence attacks was observed. New sequences included combinations of taught attacks. Results were discussed based on previous studies on recombination learning and methodological refinements were proposed.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectArtes marciais - Coréia-
Palavras-chave: dc.subjectEsportes - aspectos psicológicos-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Título: dc.titleEfeito do ensino de golpes e sequências de golpes de Taekwondo sobre luta simulada-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.