Mulheres camponesas : processos educativos em meio ao trabalho

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Autor(es): dc.contributorPederiva, Patrícia Lima Martins-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Ana Paula de Medeiros-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:59:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:59:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-04-26-
Data de envio: dc.date.issued2019-04-26-
Data de envio: dc.date.issued2019-04-26-
Data de envio: dc.date.issued2018-08-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/34443-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/621122-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2018.-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa buscou compreender como ocorrem os processos educativos relativos às práticas de trabalho de mulheres camponesas que vivem no assentamento Boa Esperança no município de Colinas do Sul (GO). Por meio de suas práticas laborais, essas mulheres vêm resistindo às dificuldades presentes no meio rural no Brasil. Tendo como base teórica a perspectiva histórico-cultural de Vigotski, entendemos a educação como um processo além das instituições escolarizadas. A educação é entendida como uma atividade que permeia todo o desenvolvimento humano, sendo o meio social o principal fator educativo. Por meio da etnografia, durantes dois anos, pudemos conviver com cinco mulheres, suas famílias e suas comunidades, acompanhando os processos educativos engendrados no compartilhamento de conhecimentos. O trabalho está dividido em cinco capítulos, nos quais apresentamos a trajetória de luta das mulheres frente a uma sociedade patriarcal e o processo histórico de organização das camponesas do Brasil na luta por direitos e por igualdade. Os processos educativos presentes no assentamento estudado contribuem para a sobrevivência da comunidade, pois se apoiam em valores como solidariedade e coletividade para a superação das dificuldades. Por meio do compartilhamento de práticas de trabalho, as mulheres e suas comunidades garantem sua sobrevivência e melhoram seus rendimentos. Educação e vida caminham juntas.-
Descrição: dc.descriptionThis research sought to understand how the educational processes related to the work practices of peasant women living in the Boa Esperança settlement in the city of Colinas do Sul (Góias, Brazil) occur. Through their work practices, these women have been resisting the difficulties present in the rural environment in Brazil. Based on Vygotsky's cultural-historical perspective, we understand education as a process beyond schooling institutions. Education is understood as an activity that permeates all human development, the social environment being the main educational factor. Through ethnography, for two years, we were able to live with five women, their families and their communities, following the educational processes engendered in the sharing of knowledge. The work is divided into five chapters, in which we present the trajectory of women's struggle against a patriarchal society and the historical process of organizing the peasantry in Brazil in the struggle for rights and equality. The educational processes present in the studied settlement contribute to the survival of the community, as they rely on values such as solidarity and collectivity to overcome difficulties. Through sharing work practices, women and their communities ensure their survival and improve their income. Education and life go together.-
Descrição: dc.descriptionEl objetivo de esta investigación es comprender cómo ocurren los procesos educativos relacionados con las prácticas de trabajo de mujeres campesinas que viven en el asentamiento Buena Esperanza, en el municipio de Colina del Sur (Estado de Goias). Debido a sus prácticas laborales, esas mujeres vienen resistiendo las dificultades presentes en el medio rural de Brasil. Teniendo como base teórica la perspectiva histórico-cultural de Vigotski, entendemos la educación como un proceso más allá de las instituciones escolarizadas. La educación es entendida como una actividad que permea todo el desarrollo humano, siendo el medio social el principal factor educativo. Por medio de la etnografía, durante dos años, pudimos convivir con cinco mujeres, sus familias y sus comunidades, acompañando los procesos educativos engendrados en el intercambio de conocimientos. El trabajo está dividido en cinco capítulos, en los que presentamos la trayectoria de lucha de las mujeres frente a una sociedad patriarcal y el proceso histórico de organización de las campesinas de Brasil en la lucha por derechos y por igualdad. Los procesos educativos presentes en el asentamiento estudiado contribuyen a la supervivencia de la comunidad, pues se apoyan en valores como solidaridad y colectividad para la superación de las dificultades. A través del intercambio de prácticas de trabajo, las mujeres y sus comunidades garantizan su supervivencia y mejoran sus ingresos. Educación y vida caminan juntas.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalhadoras rurais-
Palavras-chave: dc.subjectEducação do campo-
Palavras-chave: dc.subjectMulheres do campo - condições sociais-
Palavras-chave: dc.subjectEtnografia-
Título: dc.titleMulheres camponesas : processos educativos em meio ao trabalho-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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