Entre tendas e escolas : desafios para a educação formal do povo cigano no Distrito Federal

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorRêses, Erlando da Silva-
Autor(es): dc.creatorRoza Pinel, Walace-
Autor(es): dc.creatorPerpétuo, Lenilda Damasceno-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:59:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:59:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-02-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-02-
Data de envio: dc.date.issued2019-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/34538-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/621021-
Descrição: dc.descriptionO presente artigo é fruto de uma investigação social, iniciada no mestrado e continuada por meio do Doutorado em Educação na Universidade de Brasília (UnB), o qual procura trazer à tona a realidade em que vivem os Ciganos Calon em Sobradinho/DF, no seu processo de educação e luta pela posse da terra. Comunidade que passa por um processo de mudanças culturais e transita de uma situação de nomadismo para uma de sedentarismo. Devido a sua cultura de vida livre, encontram inúmeras dificuldades de adaptação ao modelo de sociedade proposta. Sendo assim, a moradia fixa e a posse da terra ainda se tratam de espaços antagônicos aos seus modos históricos de vida. Desse modo, esta pesquisa aborda o percurso histórico-cultural dos povos ciganos, contribuindo para a análise e a compreensão das associações entre etnicidade cigana e a luta, buscando identificar uma política intercultural de educação amparada pelos Direitos Humanos, a qual permita a efetiva inclusão social e educacional dos povos ciganos no Distrito Federal. De caráter qualitativo, temos como base teórica o materialismo histórico dialético, o qual investiga as representações sociais acerca do povo cigano e como essas representações, por sua vez, influenciam nos seus conflitos étnicos e territoriais.-
Descrição: dc.descriptionThis article is the result of a social investigation, started in the master’s degree and continued through the Doctorate in Education at the University of Brasilia (UnB), which seeks to bring to the fore the reality in which the Calon Gypsies live in Sobradinho DF in its territorialization process and fight for land ownership. Community that goes through a process of cultural changes and transitions from a situation of nomadism to a situation of sedentarism. Due to their free-living culture, they find numerous difficulties of adaptation to the proposed model of society. Thus, fixed housing and land ownership are still spaces antagonistic to their historical ways of life. In this way, this research will approach the historical-cultural path of the gypsy people, contributing to the analysis and understanding of the associations between gypsy ethnicity and the struggle, seeking to identify an intercultural education policy supported by Human Rights, which allows the effective social inclusion education of the Roma people in the Federal District. Of qualitative character, we have as theoretical base dialectical historical materialism, which investigates the social representations about the gypsy people and how these representations, in turn, influence in their ethnic and territorial conflicts.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsPlurais: revista multidisciplinar - (CC BY) - Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Fonte: https://www.revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/6123/3888. Acesso em: 02 maio 2019.-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectCiganos-
Palavras-chave: dc.subjectDireitos humanos-
Palavras-chave: dc.subjectConflito étnico-
Título: dc.titleEntre tendas e escolas : desafios para a educação formal do povo cigano no Distrito Federal-
Título: dc.titleBetween tenders and schools : challenges for the formal education of the cigan people in the Federal Distric-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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