Fear assessment in brazilian children : the relevance of dental fear

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorMoraes, Antônio Bento Alves de-
Autor(es): dc.creatorAmbrosano, Gláucia Maria Bovi-
Autor(es): dc.creatorPossobon, Rosana de Fátima-
Autor(es): dc.creatorCosta Júnior, Áderson Luiz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:59:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:59:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2010-12-02-
Data de envio: dc.date.issued2010-12-02-
Data de envio: dc.date.issued2004-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/6054-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722004000300011-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/620980-
Descrição: dc.descriptionO medo de dentista pode aumentar a duração do tratamento odontológico e produzir resultados aquém do esperado. As crianças exibem comportamentos de fuga ou esquiva que podem estar relacionadas à situação de tratamento odontológico. Este estudo investigou as principais fontes de medo, inclusive medo de dentista, em crianças, utilizando-se uma versão adaptada do FSSC-R. O instrumento foi aplicado a 549 crianças divididas em três grupos: G1 – crianças de escola particular; G2 – crianças de escola pública e; G3 – crianças de escola pública que foram avaliadas durante tratamento odontológico. Observaram-se escores mais elevados de medo para meninas, quando comparados a meninos. Considerando todos os grupos, a "injeção" foi o quinto estímulo de medo para G3, o oitavo para o G1 e o décimo quarto para o G2. Itens de relações familiares, como "discussão entre pais", "pais gritam com você" e "ouvindo meus pais discutindo", foram considerados geradores de medo, sugerindo que conflitos familiares podem contribuir para o desenvolvimento de transtornos emocionais das crianças.-
Descrição: dc.descriptionABSTRACT: Fear frequently interferes with dental treatment procedures, producing delays and poor technical quality results. Patients exhibit avoidance and escape behaviors that may be related to aversive childhood experiences in dental treatment situations. The aim of this study was to identify the most frequent children's fears, including dental ones, using an adaptation of the FSSC-R. This instrument was used to assess 549 children divided in three groups: (G1) private school children, (G2) public school children and (G3) public school children who were surveyed during dental treatment. Results indicated higher dental fear scores for females when compared with male children. Considering all groups studied, "injection" was the 5th higher fear for the group G3, 8th for the group G1 and 14th for the group G2. Family relationship items such as "parents fighting", "parents yelling at you", "hearing my parents argue", were considered frequent fears, suggesting that family conflicts may contribute to children's emotional problems.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectDental fear-
Palavras-chave: dc.subjectPediatric dentistry-
Palavras-chave: dc.subjectChildren-
Palavras-chave: dc.subjectFSSC-R-
Título: dc.titleFear assessment in brazilian children : the relevance of dental fear-
Título: dc.titleAvaliação do medo em crianças brasileiras : a relevância no medo odontológico-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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