Contribuições da educação profissional na prevenção da exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBrasileiro, Iara Lúcia Gomes-
Autor(es): dc.creatorSantos, Juliana Viégas Pinto Vaz dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:59:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:59:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-10-16-
Data de envio: dc.date.issued2013-10-16-
Data de envio: dc.date.issued2013-10-16-
Data de envio: dc.date.issued2013-07-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/14352-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/620884-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, Programa de Pós Graduação em Turismo, Mestrado Profissional em Turismo, 2013.-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação pesquisa o tema exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo sob a ótica da educação profissional ofertada pela Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, nos cursos técnicos do eixo tecnológico Turismo, hospitalidade e lazer. Contextualiza a atividade turística, apresenta a educação profissional, a Rede Federal de Educação e a missão dos Institutos no processo de formação e desenvolvimento do cidadão, refletindo sobre as formas de contribuição da educação profissional na prevenção desse tipo de exploração e sobre quais são as iniciativas no processo de prevenção e proteção desta problemática. Entende que os profissionais que atuam diretamente junto a turistas nacionais e estrangeiros necessitam de uma formação ética e cidadã, inclusive no que se refere aos direitos das crianças e dos adolescentes, em especial, as que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Esta pesquisa fornece ainda informações relativas ao fenômeno da exploração sexual contra a criança e o adolescente, e sua interface com a educação e o turismo. Na reflexão foi utilizado o método dialético como quadro interpretativo utilizando a técnica de pesquisa da triangulação, para analisar os documentos norteadores da educação profissional como também as práticas pedagógicas e formas de abordagem do tema nos cursos pesquisados. Como resultados da pesquisa, constatou-se que o tema em questão não é trabalhado pela maioria dos docentes dentro ou fora da sala de aula, apesar de todos afirmarem que consideram importante o desenvolvimento do assunto no âmbito da educação profissional em especial nos cursos de Turismo, hospitalidade e lazer. Acredita-se que a revisão do catálogo nacional de cursos técnicos, sugerindo o tema exploração sexual de crianças e adolescentes como prioritário para a formação integral do futuro profissional da área, será um fator impulsionador para a inclusão desta discussão no ambiente escolar da Rede Federal de Educação Profissional. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThis essay research children and adolescents sexual abuse on tourism by the point of view from a professional educator offered by the Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, at the technical course from the technology axis of tourism, hospitality and leisure. Contextualize the tourism, presents the professional education, the Rede Federal de Educação and the institute mission on the shaping and developing procedure from the citizen, reflecting about the ways of contribution from the professional educationon preventing this kind of exploitation and about which are the initiatives on the prevention procedure and the protection of these problematic. Understands that professionals who are directly with the national and international tourists require an ethical and civic formation, including on what regards the children's and the adolescent's rights, in special the ones who finds themselves on situation of social vulnerability. This essay even offers relatives informations of the phenomenon on sexual abuse against children and adolescents, and its interface with the education and tourism. For the reflection, the dialectic method was used as the interpretative board using the research technic of triangulation, to analize guiding documents from the professional education as also the pedagogical practices and ways of the subject approach on the researched courses. As the survey results, it was found that the subject in question is not being worked by the majority of the teachers inside and outside the classroom, even if most of them consider the importance of the subject development on the professional education environment, in special the Tourism, hospitality and leisure courses. It is believed that the revision of the discussion catalog at the school environment from the Rede Federal de Educação Profissional.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo sexual-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças-
Palavras-chave: dc.subjectAdolescentes-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino profissional-
Título: dc.titleContribuições da educação profissional na prevenção da exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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