Taiguara : a volta do pássaro ameríndio (1980 - 1996)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBrito, Eleonora Zicari Costa de-
Autor(es): dc.creatorPacheco, Maria Abília de Andrade-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:58:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:58:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-11-21-
Data de envio: dc.date.issued2013-11-21-
Data de envio: dc.date.issued2013-11-21-
Data de envio: dc.date.issued2013-04-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/14671-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/620714-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, Programa de Pós-Graduação em História, 2013.-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa desenvolve uma investigação em torno da memória que vem se construindo sobre o cantor Taiguara, pela qual se privilegia o perfil de compositor censurado durante a ditadura militar. Partindo da ideia de que tal memória produz um primeiro paradoxo ao eleger o silêncio em vez da música como pretexto para trazer um cantor para a história, constata-se que é possível superar esta condição se buscarmos compreender as razões por que toda uma produção discográfica é posta em segundo plano em favor de uma honraria que vem inserir o cantor num seleto grupo de artistas que se posicionaram musicalmente contrários ao regime. Assim, é possível, de pronto, notar que há um vasto repertório de canções de Taiguara que permanece silenciado por uma conjunção de fatores que transcendem o âmbito da censura oficial, o que vem ocorrendo, inclusive, com a sua produção musical mais conhecida. Na história da música popular brasileira, tal se deve ao fato de não se tomar Taiguara como interlocutor de sua época, mesmo tendo o cantor participado efetivamente da cena musical dos festivais, espaço de prestígio desses interlocutores. Com foco nas condições de produção dos discursos, o período escolhido abrange essencialmente os anos oitenta e meados dos noventa, quando o cantor reaparece publicamente, imbuído do espírito de desmontar as farsas construídas sobre a sua história.-
Descrição: dc.descriptionThis research develops an investigation around the memory that has been built on the performer Taiguara, by which privileges the profile of composer censored during the military dictatorship. Starting from the idea that this memory produces a first paradox to elect the silence instead of music as a pretext to bring a singer for the story, it appears that this condition can be overcome if we seek to understand the reasons why an entire discography is put into the background in favor of an honor that inserts this singer in a select group of artists who have positioned themselves musically opposed to the regime. Thus, it is possible, immediately, to note that there is a vast repertoire of songs composed by Taiguara that remains silenced by a combination of factors that transcend the scope of official censorship, even concerned to its best-known musical production. In the history of Brazilian popular music, this is due to the fact Taiguara not be taken as an interlocutor of his time, even though this singer had participated effectively in the music scene of festivals, prestigious space of these interlocutors. With a focus on the conditions of discourse production, the period chosen covers essencially the eighties and mid-nineties when the singer reappears publicly, imbued with the spirit of dismantling the farces built on its history.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectTaiguara, 1945-1996-
Palavras-chave: dc.subjectBrasil - história - 1964-1985-
Palavras-chave: dc.subjectDitadura e ditadores-
Palavras-chave: dc.subjectCensura-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica popular - Brasil-
Título: dc.titleTaiguara : a volta do pássaro ameríndio (1980 - 1996)-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.