Sobre persistências históricas ou sobre insistentes rebeldias feministas no movimento ecumênico brasileiro

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Autor(es): dc.contributorMachado, Lia Zanotta-
Autor(es): dc.creatorDuarte, Tatiane dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:58:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:58:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-10-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-10-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-10-
Data de envio: dc.date.issued2018-08-31-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/34999-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/620654-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, Programa de Pós-graduação em Antropologia Social, 2018.-
Descrição: dc.descriptionEm agosto de 2014 iniciei atividades de campo com setores do movimento ecumênico brasileiro a fim de perceber os modos pelos quais vinculam discurso religioso com ações políticas comprometidas com pautas em prol dos direitos humanos, das liberdades religiosas e da laicidade do Estado. Entretanto, durante o campo, percebi que a despeito de um posicionamento público que muito se afastava e se contrapunha a grupos religiosos conservadores, havia entre eles também algumas proximidades. Por isso, se antes estava interessada em refletir sobre como a temática dos direitos sexuais e reprodutivos era pautada no movimento ecumênico passei a seguir a proposta de mulheres ecumênicas com as quais construí afinidades políticas feministas de que haveria uma história a ser contada sobre suas participações e feitos no movimento ecumênico. A partir desse posicionamento epistemológico e político feminista nos tornamos companheiras intelectuais e parceiras de militância política nos engajando em lutas pela garantia de incidências públicas ecumênicas pautadas pela justiça e igualdade de gênero. Ao mesmo tempo em que, como pesquisadora, analisava suas ausências na história contada sobre o ecumenismo cuja voz autoral ainda é predominantemente masculina. Deste modo, esta tese analisa as participações históricas de mulheres ecumênicas desde a constituição do movimento no Brasil para, em seguida, perceber como elas atuam pelos direitos religiosos e civis das mulheres nos campos em que transitam de forma teimosa e persistente subvertendo ordenações a partir de valores sociais feministas. Igualmente, procura perceber como suas vinculações com as teologias feministas se relacionam com seus lugares enquanto mulheres cristãs feministas que confrontam discursos, teologias e posicionamentos patriarcais que instauram desigualdades e injustiças de gênero em nome de Deus.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).-
Descrição: dc.descriptionIn August 2014, I began fieldwork activities with sectors of the Brazilian ecumenical movement in order to understand the ways in which they link religious discourse with political actions committed to guidelines for human rights, religious freedoms and the secularism of the State. However, during the fieldwork, I realized that despite their public position that was very different from conservative religious groups, there were also some proximities between these two groups. Therefore, if I was initially interested in reflecting on how the theme of sexual and reproductive rights was approached by the ecumenical movement, latter I proceeded to follow the proposal of ecumenical women with whom I built feminist political affinities that there would be a story to be told about their participation and accomplishments in the ecumenical movement. From this feminist epistemological and political position we have become intellectual companions and political militant partners engaging in struggles for the guarantee of ecumenical public incidences guided by justice and gender equality. At the same time, as a researcher, I analyzed their absences in the story told about ecumenism whose author voice is still predominantly masculine. Thus, this thesis analyzes the historical participation of ecumenical women since the formation of the movement in Brazil and then seeks to understand how they act for the religious and civil rights of women in fields where they stubbornly and persistently transit, subverting ordinations from feminist social values. I also seek to understand how their connections with feminist theologies relate to their places as Christian feminist women who confront patriarchal discourses, theologies and positions that establish gender inequalities and injustices in the name of God.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectDesigualdade de gênero-
Palavras-chave: dc.subjectFeminismo-
Palavras-chave: dc.subjectEpistemologia feminista-
Palavras-chave: dc.subjectMovimento ecumênico-
Título: dc.titleSobre persistências históricas ou sobre insistentes rebeldias feministas no movimento ecumênico brasileiro-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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