Jogos e brincadeiras como ferramentas no processo de aprendizagem lúdica na alfabetização

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Autor(es): dc.contributorBortoni-Ricardo, Stella Maris-
Autor(es): dc.creatorRodrigues, Lídia da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:58:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:58:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-09-26-
Data de envio: dc.date.issued2013-09-26-
Data de envio: dc.date.issued2013-09-26-
Data de envio: dc.date.issued2013-07-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/14200-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/620651-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação, 2013.-
Descrição: dc.descriptionEste estudo tem por objetivo analisar o emprego e a importância de jogos e brincadeiras como estratégias alternativas na organização do trabalho pedagógico significativo em turma de alfabetização. De natureza qualitativa, constitui-se em uma pesquisa desenvolvida no ano letivo de 2012, realizada em uma escola pública de Ensino Fundamental – séries iniciais, na cidade satélite Recanto das Emas DF, com os seguintes participantes: vinte e oito alunos do 1º Ano turma “C” do Bloco Inicial de Alfabetização e a professora regente dessa turma. O método de pesquisa utilizado se constituiu em três etapas a partir dos seguintes procedimentos: 1ª - entrevista com a professora regente, 2ª -observações nas coordenações coletivas e individuais da professora, observações em sala de aula e registros no diário de campo, e 3ª - entrevista com os alunos da turma. Em suma, acreditamos que essa pesquisa abre caminho para um importante debate entre aprendizagem e ludicidade no espaço de sala de aula de alfabetização, como forma de repensar ações educativas mais significativas que levem em consideração todos os agentes de construção do processo de ensino aprendizagem numa perspectiva lúdica. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThe purpose of this study is to analyze the use and the relevance of games and amusements as alternative strategies for the pedagogical work. It is a qualitative research carried out in a literacy class during the year of 2012, in a public school of Recanto das Emas, Federal District, Brazil. The subjects of the research were 28 literacy students and their teacher. The methodology comprised participant observation of classes and teachers’ meetings and interviews with the teacher and her pupils. The analysis of the data shows that a meaningful learning can profit from the use of ludic activities in the classroom.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização-
Palavras-chave: dc.subjectJogos educativos-
Palavras-chave: dc.subjectBrincadeiras-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Título: dc.titleJogos e brincadeiras como ferramentas no processo de aprendizagem lúdica na alfabetização-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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