Corpo-escultura : um diálogo entre eu e o outro

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMaravalhas Júnior, Nelson-
Autor(es): dc.creatorBrussolo, Pritama Morgado-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:57:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:57:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2011-10-25-
Data de envio: dc.date.issued2011-10-25-
Data de envio: dc.date.issued2011-10-25-
Data de envio: dc.date.issued2011-07-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/9523-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/620406-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, 2011.-
Descrição: dc.descriptionO desenvolvimento desta dissertação começou com a possibilidade de promover a interação entre arte contemporânea e a psicanálise. Assim, me inspirei no trabalho da artista Lygia Clark, os Objetos Relacionais, para criar oficinas com os pacientes diagnosticados com esquizofrenia, e durante dois anos estive com eles para mimetizar e apropriar dos elementos formais de suas produções espontâneas. Para fundamentar a parte teórica, utilizei o Simbolismo como uma tentativa de acessar o “primitivo”, e, ainda, utilizei os fundamentos da psicanálise para apresentar um procedimento para examinar as produções dos pacientes através da análise de elementos visuais e verbais da sua obra. Por último, apresento minha produção artística criada a partir dessa pesquisa: corpos-esculturas. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThe development of this dissertation started with the possibility of promoting the interaction between contemporary art and psychoanalysis. Therefore, I was inspired by Lygia Clark’s work, Relational Objects, in creating workshops for patients diagnosed with schizophrenia, and for two years I have been with them to make mimesis and to appropriate on the formal elements of their spontaneous productions. To underlie the theoretical part, I used Symbolism as an attempt to access the “primitive”, and also used the foundations of psychoanalysis to come up with a procedure to examine the productions of patients by analyzing their work’s visual and verbal elements. Finally, I present my artistic production originated by this research: body-sculptures.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectMimese na arte-
Palavras-chave: dc.subjectArte e doença mental-
Título: dc.titleCorpo-escultura : um diálogo entre eu e o outro-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.