Sala de aula e produção de subjetividades medos e perigos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorCamargo, Ana Maria Faccioli de-
Autor(es): dc.creatorParoneto, Glaura Morais-
Autor(es): dc.creatorBernardes, Sueli Teresinha de Abreu-
Autor(es): dc.creatorLinhares, Martha Maria Prata-
Autor(es): dc.creatorRibeiro, Ormezinda Maria-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:57:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:57:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-02-14-
Data de envio: dc.date.issued2013-02-14-
Data de envio: dc.date.issued2005-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/12079-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/620310-
Descrição: dc.descriptionO trabalho apresenta uma análise das práticas discursivas presentes em um curso de formação continuada de professores. O objetivo foi compreender as concepções dos professo-res/cursistas sobre o que é ser professor e formação de professores. Partindo de uma reflexão sobre a própria prática educativa, buscamos entender como tais concepções se constituíram, pois ao decifrá-las podemos rompê-las. Os dados foram obtidos a partir do registro de aulas, trabalhos de conclusão e entrevistas semi-estruturadas com os cursistas. A experiência de si, proposta por Foucault, foi nosso guia para a reflexão sobre os resultados que apontam mudanças na maneira de ser do cursista em relação à sua vida e ao trabalho. Narrando suas atividades, professores e cursistas percebem que o curso provocou tentativas de transgressão, após questionarem o já estabelecido, dito e pensado. ___________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThis study presents an analysis of the discursive practices, which are present in an extended education course for teachers. The purpose of this analysis was to understand the conceptions of the teachers/students about what it means to be a teacher and what teacher training means. Starting from a reflection about their own educational practice, we aim at understanding how such conceptions were built, for while deciphering them, we are able to break them up. The data was obtained from class registers, course conclusion studies and semi-structured interviews with the students. The self-experience proposed by Foucault, was our guide in the reflection about the results that point to changes in students positioning of self in relation to their life and work. Talking about their activities,professors and students are able to see that the course provoked attempts of transgression, after ques-tioning what is already established, said and thought.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherFaculdade de Educação - Programa de Pós-Graduação em Educação-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsRevista Educação - Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons (Atribuição - NãoComercial - Sem Derivados 3.0 Não Adaptada (CC BY-NC-ND 3.0)). Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/index. Acesso em: 7 fev. 2013-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - formação-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - avaliação-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - treinamento-
Título: dc.titleSala de aula e produção de subjetividades medos e perigos-
Título: dc.titleThe classroom and the production of subjectivities, fears and dangers-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.