Acesso e expansão de cursos de graduação de alta qualidade no Brasil : outros indicadores de qualidade para a educação superior

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSousa, José Vieira de-
Autor(es): dc.creatorSeiffert, Otilia Maria L. B.-
Autor(es): dc.creatorFernandes, Ivanildo Ramos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:56:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:56:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2016-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/30149-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/0102-4698161997-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/619909-
Descrição: dc.descriptionO artigo apresenta resultados parciais de pesquisa com foco na expansão e no acesso a cursos de graduação de alta qualidade avaliados pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Discute aspectos que favorecem a compreensão da avaliação da qualidade da educação superior e do debate sobre o Estado avaliador e o Estado regulador. Focaliza as bases epistemológicas e a disputa pela concepção de qualidade no Sinaes capazes de provocar alterações no caráter formativo-emancipatório atribuído à avaliação. A análise de quatro cursos com maior expansão e de alta qualidade, reiterada nos três ciclos avaliativos (2004-2012), evidencia que a ampliação desses cursos não se dá no mesmo ritmo da que ocorre de forma geral. A reflexão mostra também que o Enade se consolida como métrica eficaz de qualidade, mas requer associação a outros indicadores.-
Descrição: dc.descriptionThe article presents partial results of research focused on the expansion and access to high quality undergraduate courses according to Sinaes. It discusses aspects that favor the understanding of the evaluation of quality of higher education and the debate concerning the evaluative state and the regulatory state. It approaches the epistemological basis and the dispute for the conception of quality in the Sinaes that are able to change the formative-emancipatory evaluation of the exam. The analysis of four courses with greater expansion, and the repeated high quality in the three evaluation cycles (2004-2012) indicates that the expansion of high quality courses does not occur the rhythm of the overall expansion. The reflection also demonstrates that the Enade has consolidated itself as an efficient quality metric but its association with other indicators is required.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherFaculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsEducação em Revista - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982016000400019&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 8 mar. 2018.-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação da qualidade-
Palavras-chave: dc.subjectExame Nacional de Desempenho de Estudantes (Brasil)-
Título: dc.titleAcesso e expansão de cursos de graduação de alta qualidade no Brasil : outros indicadores de qualidade para a educação superior-
Título: dc.titleExpansion and access to high quality undergraduate courses in Brazil : other quality indicators for higher education-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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