O papel do input no aprendizado do uso do sujeito nulo na escrita por alunos da educação básica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVicente, Helena da Silva Guerra-
Autor(es): dc.creatorSantos, Edite Consuêlo da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:56:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:56:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-07-22-
Data de envio: dc.date.issued2014-07-22-
Data de envio: dc.date.issued2014-07-22-
Data de envio: dc.date.issued2013-12-17-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/15940-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/619823-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, 2013.-
Descrição: dc.descriptionNesta pesquisa, trabalharemos com o Português Brasileiro (doravante PB), e a estrutura linguística investigada será o sujeito nulo. Entre os linguistas que estudam essa estrutura, é unânime que o uso do sujeito nulo está diminuindo drasticamente na fala do português do Brasil. Essa mudança, no entanto, atinge apenas a fala (com exceção do pronome vós), uma vez que a escrita mais formal continua exigindo o uso do sujeito nulo. Temos, portanto, uma estrutura que não é tão utilizada na fala, mas sim na escrita, e essa estrutura deve ser aprendida para utilização em situações comunicativas particulares. Segundo Magalhães (2000), os alunos do Ensino Fundamental no Brasil utilizam o sujeito nulo nas redações escolares com eficiência apenas nos últimos anos (8º e 9º), e as correções feitas pelos professores não são eficientes para sanar esse problema a curto prazo. O que propomos neste estudo é verificar o papel do livro didático no aprendizado de alguns fenômenos da língua, mais especificamente do sujeito nulo: O livro oportuniza o aluno a diferenciar as características da escrita e da fala? Qual a qualidade e a quantidade do input trazido pelos livros de Língua Portuguesa no que diz respeito ao sujeito nulo? Os textos utilizados nos livros trazem esse fenômeno? Os exercícios, por sua vez, oportunizam o aluno a percebê-lo e utilizá-lo? O ensino dessa estrutura é feito apenas com base na repressão do uso do sujeito preenchido, isto é, com base em correções de redações e atividades escolares? Pretendemos responder a tais questões por meio da análise de livros didáticos de língua portuguesa do 4º ao 9º anos do Ensino Fundamental. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionIn this research, we will work with Brazilian Portuguese (henceforth BP), and the investigated linguistic structure is the null subject. Among linguists who study this structure, it is unanimous that the use of null subjects is decreasing dramatically in the speech of Brazilians. This change, however, affects only speech (except the pronoun vós), since formal writing still requires the use of null subjects. We therefore have a structure that is not as used in speech, but it is in writing, and this structure must be learned with the intent to achieve specific communicative situations. According to Magalhães (2000), students in Brazil use the null subject in school essays efficiently only in the last years of junior high school, grades 8th and 9th., and the corrections made by teachers are not efficient to remedy this problem in the short run. What we propose in this study is to verify the role of the textbook in some language phenomena , more specifically, null subject learning: Does The book work in the student`s favor in differentiating the characteristics of writing and speaking? What is the quality and quantity of input brought by the Portuguese language books with regard to null subjects? Do the texts used in books bring this phenomenon? Do the exercises, in turn, nurture the student to perceive null subjects and its use? Is the teaching of this structure done primarily through repression of subject filled structures, i.e., based on essay correction and school activities? I Intend to answer these questions through an analysis of Portuguese language textbooks from grades 4th to 9th encompassing elementary and junior high school students.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectFala-
Palavras-chave: dc.subjectEscrita-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectGramática comparada e geral-
Palavras-chave: dc.subjectSintagma nominal-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua portuguesa - sujeito e predicado-
Título: dc.titleO papel do input no aprendizado do uso do sujeito nulo na escrita por alunos da educação básica-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.