As imagens dos personagens animados como referências infantis : uma pesquisa exploratória

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Cayo Vinícius Honorato da-
Autor(es): dc.creatorBrant, Mirele Castanheira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:56:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:56:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-09-15-
Data de envio: dc.date.issued2017-09-15-
Data de envio: dc.date.issued2017-09-15-
Data de envio: dc.date.issued2017-07-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/24534-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/619732-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2017.-
Descrição: dc.descriptionA pesquisa foi desenvolvida a partir do cruzamento de perspectivas da Comunicação e Educação, tendo como problema norteador a recorrência da apropriação de imagens de personagens animados por crianças em contextos de aulas de arte. Seu objetivo constituiu-se em investigar, de forma exploratória, as práticas sociais, os acessos a conteúdos, as preferências, os consumos e maneiras de se expressar das crianças em contextos de imagens midiáticas. A amostra de dados foi constituída pela coleta qualitativa e quantitativa, por meio de observação e questionário de 354 crianças matriculadas em três colégios particulares de Brasília/DF; dados qualitativos de 21 produções visuais; 46 registros fotográficos e 10 imagens da internet, além de 20 entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados apontaram que a prática de cópias e reproduções das imagens dos personagens animados nas produções visuais deve-se às relações estabelecidas com as referências midiáticas encontradas de forma naturalizada em contextos sociais, cenários escolares, espaços urbanos e consumo de artefatos, filmes, séries, livros, gibis, dentre outros, em diferentes dimensões, de acordo com cada criança. As dimensões de relacionamento com os personagens animados podem ser de ordem apenas estética, emocional, projecional e identificatória, de acordo com o envolvimento e interesse de cada criança enquanto receptora e consumidora midiática. As técnicas de cópia e reprodução do desenho são utilizadas pelas crianças, por garantir a sensação de segurança e autoestima proporcionada pela representação fiel da realidade e da fixação bidimensional para contemplação e percepção do personagem e de elementos que o envolvem.-
Descrição: dc.descriptionThe research was made through the intersection of perspectives from Communications studies and Education and its guiding issue is the recurrent appropriation of animated characters’ images made by children in class context. Its objective was to investigate in an exploratory way the social practices, the content access, the preferences, the consumption and ways of expressing of children on media images context. The analyses are both qualitative and quantitative, and the data was collected through observation and through a questionnaire answered by 354 children enrolled in three private schools in Brasília/DF, 21 visual productions, 46 photographs, 10 internet images and 20 semi-structured interviews. The data analysis showed that the practice of copying and reproducing of animated characters' images in visual production is due to established relations with the media references found in a naturalized way in social contexts, urban spaces and consumption artifacts, movies, TV series, books, comic books, among others, in different dimensions, according to each child. The relationship dimensions with the characters may be for aesthetic, emotional, projectional and identification reasons, depending on the interest of each child as a media receiver and consumer. The copying and reproducing techniques of the cartoons are made by the children to ensure the sensation of security and self-esteem provided by the faithful representation of reality and the two-dimensional fixation for contemplation and perception of the character and its surroundings.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectPersonagem-
Palavras-chave: dc.subjectImagens, ilustrações, etc.- arte-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças - aspectos sociais-
Palavras-chave: dc.subjectProdução artística-
Título: dc.titleAs imagens dos personagens animados como referências infantis : uma pesquisa exploratória-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:UNB

Não existem arquivos associados a este item.