Produção e utilização de animações e vídeos no ensino de biologia celular para a 1ª série do ensino médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFontes, Wagner-
Autor(es): dc.creatorMendes, Maximiliano Augusto de Araújo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:56:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:56:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2011-07-13-
Data de envio: dc.date.issued2011-07-13-
Data de envio: dc.date.issued2011-07-13-
Data de envio: dc.date.issued2010-03-31-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/9029-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/619672-
Descrição: dc.descriptionDissertação(mestrado)-Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Programa de pós-Graduação em Ensino de Ciências, 2010.-
Descrição: dc.descriptionPartindo da verificação de que alguns estudantes de ensino médio têm muitas dificuldades em compreender alguns tópicos de biologia celular e molecular, a proposta deste trabalho foi desenvolver animações e vídeo aulas contendo-as, abordar esses temas e testar se teriam efeitos positivos no ensino de estudantes cursando a 1ª série do ensino médio. Constatou-se que esse tipo de material é bem aceito e em determinadas situações, testes quantitativos sugerem que puderam contribuir para a aprendizagem, ou seja, o efeito geral no ensino foi positivo. Tendo em vista o fato de que o desenvolvimento desse tipo de ferramenta não necessariamente requer conhecimentos técnicos avançados e que esse ainda é um campo de pesquisas novo, com muitas perguntas a serem respondidas, concluiu-se que é recomendável aos professores e pesquisadores buscarem o desenvolvimento e realizarem mais trabalhos investigativos nesse âmbito. ___________________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionAfter verifying that some highschool students have a lot of difficulties in comprehending topics on cellular and molecular biology, we proposed the development of animations and video lectures containing animations on these themes and test if they would have positive effects on the learning of students currently in the 1st grade of secondary school (in Brazil). We found that this kind of resource is well accepted and, in some cases, quantitative tests suggest they were able to contribute to learning. Thus, the overall effect was positive. Considering the fact that developing this type of resource doesn’t necessarily require advanced technical knowledge and this being a new field of research, plenty of questions to be answered, we concluded that teachers, professors and researchers should be encouraged to perform research and development on this topic.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectCiências - estudo e ensino - biologia-
Palavras-chave: dc.subjectAnimação (Cinematografia) - ensino - meios auxiliares-
Título: dc.titleProdução e utilização de animações e vídeos no ensino de biologia celular para a 1ª série do ensino médio-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.