Análise das desapropriações de terras nos estudos de viabilidade de obras de infraestrutura de transportes

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSilva, Luciano Lourenço da-
Autor(es): dc.creatorCarvalho Júnior, Osmar Abílio de-
Autor(es): dc.creatorGuimarães, Renato Fontes-
Autor(es): dc.creatorGomes, Roberto Arnaldo Trancoso-
Autor(es): dc.creatorAlbuquerque, Anesmar Olino de-
Autor(es): dc.creatorLuiz, Argélica Saiaka-
Autor(es): dc.creatorRomão, Gabriela de Oiliveira-
Autor(es): dc.creatorCosta, Nathália Silva-
Autor(es): dc.creatorMendonça, Pedro Coutinho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:56:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:56:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-08-12-
Data de envio: dc.date.issued2016-08-12-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/21199-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/619651-
Descrição: dc.descriptionO processo de desapropriação de terras é um grande problema para projetos de infraestrutura de transporte, uma vez que este processo é sempre lento e socialmente sensível. Portanto, a adoção de estratégias para mitigar os problemas de desapropriação é essencial para evitar problemas futuros. O emprego de simulações é uma ferramenta importante para o planejamento, permitindo analisar diferentes cenários e definir a melhor opção do trajeto a partir de diferentes variáveis em uma matriz de decisão. Portanto, os estudos anteriores de desapropriação fornecem elementos que permitem definir medidas para mitigar os impactos sociais e riscos durante as obras. O objetivo dessa pesquisa é desenvolver uma metodologia para a análise preliminar de desapropriação em estudos de vias federais. No presente estudo é analisada uma das trajetórias simuladas para uma ferrovia para trens de alta velocidade entre o Rio de Janeiro e São Paulo. O resultado demonstra que a hipotética via férrea produz baixos impactos sociais, em comparação com outras vias federais. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThe land expropriation process is a huge problem for transport infrastructure projects, since this process is always slow and socially sensitive. Therefore, adoption of strategies to mitigate the expropriation problems is essential to avoid future problems. The use of simulation program is an important tool for planning, allowing analyze different scenarios and improve path option from different variables in a decision matrix. Thus, previous studies of expropriation provide elements that enable to define measures to mitigate the social impacts and risks during the works. The objective of this research is to develop a methodology for preliminary analysis of expropriation in federal railways studies. In the current study is considered one of the simulated trajectories for the high-speed train between Rio de Janeiro and São Paulo. The result shows that the hypothetical railway produces low social impact in comparison with other federal transportation routes.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherInstituto de Ciências Humanas da UnB - Departamento de Geografia - Programa de Pós-Graduação-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsEspaço & Geografia está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0). Fonte: http://www.lsie.unb.br/espacoegeografia/index.php?journal=espacoegeografia&page=article&op=view&path%5B%5D=437&path%5B%5D=231. Acesso em: 12 ago. 2016.-
Palavras-chave: dc.subjectDesapropriação-
Palavras-chave: dc.subjectSimulação-
Palavras-chave: dc.subjectAssentamentos humanos-
Título: dc.titleAnálise das desapropriações de terras nos estudos de viabilidade de obras de infraestrutura de transportes-
Título: dc.titleAnalysis of land expropriations in feasibility studies of transport infrastructure projects-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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