L’utilisation de bandes dessinées comme outil dans l’inclusion culturelle des migrants étrangers en France

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPereira, Danglei de Castro-
Autor(es): dc.contributorFrançois, Dora-
Autor(es): dc.contributorbarbarallara@gmail.com-
Autor(es): dc.creatorLara, Bárbara Leite-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:55:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:55:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-30-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-30-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-30-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-14-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/41325-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/619547-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2020.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho trata da utilização das histórias em quadrinhos, como instrumento pedagógico na inclusão cultural dos migrantes estrangeiros na sociedade francesa. Nos últimos anos, a imigração para os países europeus tem vindo a aumentar constantemente. O ensino na língua não materna e nas diferentes culturas associadas às questões socioeconómicas constituem um obstáculo importante à integração dos migrantes. A falta de conhecimento da literatura, do cinema, da música, da política, dos costumes, etc., vem juntar-se à dificuldade de integração. Podemos ver que apenas a aprendizagem da gramática e do vocabulário é insuficiente. O conhecimento da cultura é extremamente importante para favorecer a interação entre os migrantes estrangeiros e as outras pessoas que convivem numa mesma sociedade. Partindo desta problemática, o principal objetivo deste trabalho é analisar a utilização de histórias em quadrinhos como parte de uma aprendizagem mais fácil e interativa, da inclusão dos migrantes na sociedade francesa e do ensino do francês língua estrangeira. Faremos uma abordagem sobre as competências inter e multiculturais na formação dos formadores seguindo a apresentação de uma sequência pedagógica que utiliza o álbum "Uma aventura de Astérix, 5: Le tour de Gaule d’Astérix" como dispositivo facilitador. No final, apresentaremos uma análise linguística, cultural e histórica dos elementos presentes no álbum.-
Descrição: dc.descriptionThis brief deals with the use of comics as an educational tool in the cultural inclusion of foreign migrants in French society. In recent years, immigration to European countries has been steadily increasing. Education in another language and the different cultures associated with socio-economic issues are a major obstacle to the integration of migrants. The lack of knowledge of literature, cinema, music, politics, customs, etc., adds to the difficulty of integration. We can see that only the learning of grammar and vocabulary is insufficient, the knowledge of culture is extremely important to the interaction between foreign migrants and other cohabiting persons of the same society. Based on this problem, the main objective of this work is to analyse the use of comics in the context of easier and interactive learning, the inclusion of foreign migrants in French society and the teaching of French as a foreign language. We will take an approach on inter and multicultural skills in the training of trainers by following the presentation of an educational sequence that uses the album “An Asterix Adventure, 5 : Asterix’s Gaul Tour” as a facilitator. At the end, we will present a linguistic, cultural and historical analysis of the elements present in the album.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectHistória em quadrinho-
Palavras-chave: dc.subjectMulticulturalidade-
Palavras-chave: dc.subjectInterculturalidade-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de formadores-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão de migrantes estrangeiros-
Palavras-chave: dc.subjectFrancês como língua estrangeira (FLE)-
Título: dc.titleL’utilisation de bandes dessinées comme outil dans l’inclusion culturelle des migrants étrangers en France-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.