O atendimento ao público no balcão de uma delegacia : um estudo sobre o serviço da Polícia Civil do Distrito Federal

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCosta, Arthur Trindade Maranhão-
Autor(es): dc.creatorMonteiro, Claudio Dantas-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:55:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:55:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-12-12-
Data de envio: dc.date.issued2013-12-12-
Data de envio: dc.date.issued2013-12-12-
Data de envio: dc.date.issued2013-07-29-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/14835-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/619444-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2013.-
Descrição: dc.descriptionTradicionalmente se atribui como característica principal da Polícia o uso da força física. No entanto, essa dissertação se propõe a debater como a polícia civil lida com eventos não-criminais que chegam até ela cotidianamente, que não necessitam do uso da força ou qualquer meio coercitivo. O trabalho foi realizado a partir de três fontes empíricas que buscaram diálogo no que diz respeito sobre o atendimento ao público. A primeira são dados da pesquisa Semana de Visitas a Delegacias de Polícia organizada pela ONG Altus, que nos possibilitou dar um panorama geral das condições de atendimento das delegacias brasileiras. A segunda é um banco de dados produzido através de um questionário elaborado pelo NEVIS-UnB no contexto da pesquisa do INCT Violência, Democracia e Segurança Cidadã. A terceira é uma Etnografia realizada dentro de uma Delegacia de Polícia do Distrito Federal. O banco de dados possibilita uma visão ampla da atividade policial, uma vez que o questionário abordou o que a polícia faz, assim como o que os policiais acreditam ser a tarefa principal realizada por eles. Nesse sentido, constatamos que atividades relacionadas à resolução de conflitos e atendimento ao público consomem grande parte do trabalho policial. A etnografia foi realizada no período de dois meses dentro de uma Delegacia de Polícia. Foi priorizado observar o atendimento no balcão da delegacia, que é o local em que os conflitos e desentendimentos chegam com mais frequência. Portanto, o objeto de estudo desta dissertação se consiste no serviço de atendimento ao público prestado pela polícia civil do Distrito Federal, em que as demandas podem ser criminais ou não. Nesse sentido, a tese que se trabalha aqui é que grande parte das atividades realizadas pelos policiais civis se referem a uma prestação de serviço para as pessoas que adentram na delegacia. Além disso, constatou-se que a estrutura de atendimento da polícia civil do Distrito Federal é considerada adequada quando comparada com as demais polícias do Brasil. No entanto, os policiais não valorizam atividades relacionadas com prestação de serviço, assim como não recebem formação para tal atividade. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionTraditionally the use of force is attributed as the main function of police. However, this work aims to discuss how the police deals with non-criminal events that come to her every day, that do not require the use of force or coercive means. The study was conducted from three empirical sources that analyzes the service made by police agents in a police station. The first is the data of Police Stations Visitors Week research organized by NGO Altus, which enabled us to give an overview of the conditions of Brazilian police services. The second is a database produced by a survey developed by NEVIS-UNB in the research context of National Institute of Science and Technology titled Violence, Democracy and Citizen Security. The third is an ethnography conducted in a police station of the Distrito Federal in Brazil. The database provides a broad overview of police activity, once the survey approached what the police do, and what the police believe to be the main task performed by them. Thus, we found that activities related to conflict resolution and service to the public consumes much of police work. The ethnography was conducted in the period two months in a police station. Was prioritized observe the service at the desk of the police station, which is the place where people are cared. Therefore, the object of study of this work consists in the service made by police that doesn t have a criminal issue. Thus, the thesis of this work is that most of the activities carried out by the police refer to a non-criminal service for people who enter in the station. Furthermore, it was found that the service structure of the police from Distrito Federal is considered adequate when compared with the other police stations in Brazil. However, the police do not value non-criminal activities service, as well they are not trained for such activity.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectAtendimento ao público-
Palavras-chave: dc.subjectPolícia - Distrito Federal (Brasil)-
Título: dc.titleO atendimento ao público no balcão de uma delegacia : um estudo sobre o serviço da Polícia Civil do Distrito Federal-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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