Os docentes de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação no Brasil : alguns resultados de estudo exploratório sobre as representações da profissão bibliotecária

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorWalter, Maria Tereza Machado Teles-
Autor(es): dc.creatorBaptista, Sofia Galvão-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:55:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:55:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-05-02-
Data de envio: dc.date.issued2013-05-02-
Data de envio: dc.date.issued2009-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/13004-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://dx.doi.org/10.5007/1518-2924.2009v14n28p01-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/619270-
Descrição: dc.descriptionAs representações da profissão bibliotecária são analisadas sob a perspectiva dos docentes, em estudo exploratório. Os dados parciais apresentados refletem a opinião dos entrevistados acerca de sua percepção dos alunos, do curso, da profissão e dos organismos representativos dos bibliotecários. De modo geral, os professores manifestaram que os alunos não entram nos cursos por vocação, são originários de classes socioeconômicas menos favorecidas, possuem formação básica frágil e não estão interessados na carreira, mas somente no diploma. Apontaram problemas decorrentes da forma como são conduzidos os cursos, do modo como alguns professores atuam e de como trabalham para que os alunos adquiram conhecimentos e mudem suas atitudes. _______________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionRepresentations of the librarian profession are analyzed under the Librarianship and Information Science teachers. Data reflects how the intervewed teachers feel on various subjects such as: the students, the course, the profession and the representative librarians agencies. Most of them consider that the students do not enter the course by vocation, they are from lower socio-economic classes, they have a weak basic education and are not interested in the career, but only in getting a diploma. These teachers pointed out some problems on the way subjects are taught at Faculty, on the way teachers act and work towards the students improving their knowledge and changing their attitudes.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherDepartamento de Ciência da Informação e Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - CED/UFSC-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsEncontros-Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação - Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)). Fonte: http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/eb/index. Acesso em: 24 abr. 2013-
Palavras-chave: dc.subjectBibliotecários-
Palavras-chave: dc.subjectFormação profissional-
Palavras-chave: dc.subjectBiblioteconomia - estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas de biblioteconomia-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores universitários-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidades e faculdades - corpo docente-
Título: dc.titleOs docentes de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação no Brasil : alguns resultados de estudo exploratório sobre as representações da profissão bibliotecária-
Título: dc.titleLibrary, Documentation and Information Science Teachers’ in Brazil : some results of a exploratory reserch of professional representations-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.