Valores culturais e estilos de aprendizagem dos operadores da contabilidade do setor público brasileiro frente ao processo de adoção das normas internacionais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, José Dionísio Gomes da-
Autor(es): dc.creatorSilva Neto, Antonio Firmino da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:55:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:55:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-11-28-
Data de envio: dc.date.issued2017-11-28-
Data de envio: dc.date.issued2017-11-28-
Data de envio: dc.date.issued2017-08-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/25285-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/619222-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Programa Multi-Institucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, 2017.-
Descrição: dc.descriptionA New Public Management impulsionou as reformas dos sistemas de contabilidade em vários países, que passaram a adotar as Normas Internacionais de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (IPSAS). Conforme Christiaens et al. (2015) e Pina et al. (2009), as reformas nos sistemas contábeis e a convergência às IPSAS são inevitáveis. O objetivo desta tese é analisar o comportamento dos operadores da contabilidade do setor público brasileiro a partir dos valores culturais e estilos de aprendizagem, considerando-se o processo de adoção das IPSAS. Utilizou-se a teoria dos valores culturais de Hofstede (1980, 1991, 2001) e a aprendizagem experiencial de Kolb (1984). Em termos metodológicos, empregou-se o estudo teórico-empírico, com abordagem descritiva e quantitativa. Realizou-se um levantamento bibliográfico em periódicos nacionais e internacionais sobre as reformas do setor público e os fatores observados no processo de adoção das IPSAS. Verificou-se que a cultura e a aprendizagem são fatores que podem afetar a adoção dessas normas. Realizou-se análise documental das atas do Grupo Assessor de convergência. Em seguida, coletaram-se dados das dimensões culturais e dos estilos de aprendizagem dos operadores da contabilidade, por meio de uma survey, dividida em duas seções. Na seção 1, fundamentada na teoria de Hofstede, buscou-se coletar informações gerais dos respondentes e dos valores culturais. Na seção 2, fundamentada na teoria de Kolb, coletaram-se informações referentes aos estilos de aprendizagem. A coleta dos dados iniciou-se em junho de 2016 e finalizou-se em fevereiro de 2017. Aplicou-se o questionário in loco e via correio eletrônico (e-mail) aos membros dos grupos: Grupo Técnico de Padronização e Procedimentos Contábeis (GTCON), Grupo de Gestores das Finanças Estaduais (Gefin), Gestores Financeiros das Capitais e Contabilistas Federais. Obteve-se uma amostra de 426 respondentes, que abrange as cinco regiões, todos os estados brasileiros e 149 entidades públicas (tribunais, Secretaria do Tesouro Nacional, universidades, além de entidades estaduais e municipais). Realizou-se o tratamento e a análise dos dados utilizando-se os procedimentos estatísticos: análise de variância univariada (teste qui-quadrado e teste de Kruskal-Wallis), análise de variância multivariada e análise de correspondência. Portanto, concluiu-se que os operadores da contabilidade apresentam comportamento de valores culturais predominantes, que podem impactar o processo de adoção das IPSAS, de coletivismo (IDV = 40), feminilidade (MAS = 46), distância hierárquica equilibrado (PDI = 51), baixa aversão à incerteza (UAI = 39) e alta orientação de longo prazo (LTO = 59). Os três últimos se distanciam dos índices da cultura da sociedade brasileira que Hofstede (2001) apresentou. A justificativa para essa divergência encontra respaldo nas variáveis sociodemográficas que apresentaram diferenças estatísticas significativa para as variáveis sexo, tipo de entidade pública, região, formação acadêmica e grupo dos participantes da amostra. O estilo de aprendizagem predominante entre os operadores é o assimilador, resultado semelhante àquele de Kolb (1984), Cerqueira (2000), Loo (2004) e Kolb e Kolb (2005) para os profissionais da área de negócio, contabilidade e administração. Isso posto, pôde-se afirmar que se resolveu o problema proposto nesta tese. Os resultados possibilitam o aperfeiçoamento das estratégias que conduzem para a adoção efetiva das IPSAS. Logo, isso significa, na prática das organizações públicas, que elas podem orientar suas políticas de capacitação, treinamento e disseminação das IPSAS observando comportamentos culturais e de aprendizagem dos operadores da contabilidade, para que uma efetiva adoção dessas normas ocorra. Assim, as organizações, considerando a forma como seus membros aprendem, estarão em condições de melhorar a capacidade de aprender.-
Descrição: dc.descriptionNew Public Management has driven the reforms of accounting systems in several countries, which have adopted the International Public Sector Accounting Standards (IPSAS). According to Christiaens et al. (2015) and Pina et al. (2009), reforms in accounting systems and convergence to IPSAS are inevitable. The aim of this thesis is to analyze the behavior of Brazilian public sector accounting operators based on cultural values and learning styles considering the process of adoption of the International Accounting Standards applied to the Public Sector (IPSAS). We used the theory of cultural values of Hofstede (1980, 1991, 2001), and the experiential learning of Kolb (1984). In methodological terms, the theoretical-empirical study was used, with a descriptive and quantitative approach. A literature review was carried out in national and international journals on public sector reforms and what factors are observed in the IPSAS adoption process. It was verified that culture and learning are factors that can affect the adoption of these norms. A documentary analysis of the minutes of the Advisory Group on Convergence. Then, data were collected on the cultural dimensions and learning styles of accounting operators, through a survey, divided into two sections. In section 1, based on the theory of Hofstede, it was sought to collect general information of respondents and cultural values. In section 2, based on Kolb's theory, information regarding learning styles was collected. Data collection began in June 2016 and ended in February 2017. The questionnaire was applied in loco and via e-mail to members of the groups: Standardization Technician and Accounting Procedures - GTCON, Gestores States and Capitals and Federal Accountants. A sample of 426 respondents, covering the five regions, was included, covering all Brazilian states and 149 public entities (Courts, National Treasury Secretariat, Universities, as well as state and municipal entities). Data analysis and treatment were performed using statistical procedures: Univariate analysis of variance (Chi-square test; Kruskal-Wallis tests); Multivariate analysis of variance and correspondence analysis. Thus, we conclude that the accounting operators present behavior of predominant cultural values, which can impact the IPSAS adoption process, of Collectivism (IDV = 40), Femininity (MAS = 46), Hierarchical Balanced Distance (PDI = 51), Low Aversion to Uncertainty (UAI = 39) and high Long-Term Orientation (LTO = 59). The last three distances themselves from the indices presented by the culture of Brazilian society presented by Hofstede (2001). The justification for this divergence is supported by sociodemographic variables that presented statistically significant differences for the variables gender, type of public entity, region, academic background and group of sample participants. The predominant learning style among the operators is the assimilator, a result similar to that of Kolb (1984), Cerqueira (2000), Loo (2004), Kolb and Kolb (2005) for professionals in the area of business, accounting and administration. This fact, it can be affirmed that the problem proposed in this thesis has been solved. The results enable the improvement of the strategies that are being conducted so that IPSAS can be effectively adopted. Therefore, this means in the practice of public organizations that they should guide their policies of training, training and dissemination of IPSAS observing cultural and learning behaviors of the accounting operators, so that an effective adoption of these rules occurs. Thus, organizations considering how their members learn will be in a position to improve the ability to learn.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectReforma do sistema de contabilidade-
Palavras-chave: dc.subjectSetor público-
Palavras-chave: dc.subjectNormas internacionais de contabilidade-
Palavras-chave: dc.subjectEstilos culturais de aprendizagem-
Título: dc.titleValores culturais e estilos de aprendizagem dos operadores da contabilidade do setor público brasileiro frente ao processo de adoção das normas internacionais-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.