A polivalência no contexto da docência nos anos iniciais da escolarização básica : refletindo sobre experiências de pesquisas

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorCruz, Shirleide Pereira da Silva-
Autor(es): dc.creatorBatista Neto, José-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:54:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:54:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2012-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/28499-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782012000200008-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/619194-
Descrição: dc.descriptionDiscutimos a polivalência como organização do trabalho escolar do docente, caracterizando-a como elemento constituinte da profissionalidade polivalente daquele que atua nos anos iniciais de escolarização. A partir de duas experiências de pesquisa, uma brasileira e outra francesa, e de aspectos legais da experiência portuguesa, são problematizadas concepções e práticas que estão sendo construídas na vivência da polivalência. Identificamos elementos que configuram a profissionalidade polivalente: a) numa relação professor-aluno apoiada numa pedagogia global, que atende às necessidades e interesses do aluno e incentiva o professor a perceber os conhecimentos de forma integral; b) na tensão entre a busca por uma especialização e a defesa da formação e atuação de um único professor no ensino das diferentes áreas de conhecimento; c) na associação da polivalência com o princípio da interdisciplinaridade; e d) na ambivalência entre uma polivalência oficial e uma polivalência real.-
Descrição: dc.descriptionWe discuss polyvalence as the organization of teachers' schoolwork, characterizing it as a constituent element of the polyvalent professionality of those who work in the early years of schooling. Based on two research experiments - a Brazilian and a French one - and on the legal aspects of the Portuguese experience, we discuss conceptions and practices that are being built in the experience of polyvalence. We identify elements of the polyvalent professionality: i) in a teacher-student relationship supported by a global pedagogy which fulfills students' needs and interests and encourages teachers' to see knowledge as a whole; ii) in the tension between the search for specialization and the defense of the training and performance of a single teacher in the different areas of knowledge; iii) in the association of polyvalence with the interdisciplinarity principle and; iv) in the ambivalence between official polyvalence and real polyvalence.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsRevista Brasileira de Educação - (CC BY-NC) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782012000200008&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 28 set. 2020.-
Palavras-chave: dc.subjectPolivalência-
Palavras-chave: dc.subjectProfissionalidade-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Título: dc.titleA polivalência no contexto da docência nos anos iniciais da escolarização básica : refletindo sobre experiências de pesquisas-
Título: dc.titlePolyvalence in the context of teaching in the early years of elementary school : reflecting on research experiments-
Título: dc.titleLa polivalencia en el contexto de la docencia en los años iniciales de la escolarización básica : reflexionando sobre experiencias de investigaciones-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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